O que é Cashback?

Comprar é uma atividade que praticamente todas as pessoas gostam. O mundo gira em torno do consumo. Sem o consumo as economias dificilmente vão para frente.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para impulsionar o consumismo algumas coisas são feitas, dentre elas a propaganda e o marketing.

Nós estamos sendo bombardeados por propagandas constantemente. Depois os cartões de crédito começaram a incentivar o consumo ao conceder milhas e pontos.

Desse modo, quanto mais dinheiro você gasta no crédito, mais pontos acumula.

A última novidade é o Cashback, que na tradução livre é: dinheiro de volta. A ideia é muito simples.

Você gasta alguma quantidade de dinheiro em um produto em um estabelecimento que possui a política do Cashback.

Faz algum cadastro junto à loja e solicita o seu Cashback na compra. Posteriormente, quando a compra é efetuada a loja vai lhe notificar a respeito do Cashback.

Esse Cashback muitas vezes pode ser de 1% sobre o valor da compra até montantes que chegam a 10%.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Cashback na prática

Hoje existem diversas empresas e bancos que trabalham com a ideia do Cashback, mas o exemplo que será referente ao Banco Inter.

O Banco Inter oferece o Cashback para aqueles que são correntistas ou não. Antes de qualquer coisa, é bom o usuário ver se o banco possui a parceria com a lojista para aí solicitar o Cashback.

Dentre as lojistas que possuem parceria com o banco, atualmente, nós temos a Magazine Luiza, Lojas Americanas, entre outras.

Supondo que o cliente possui o interesse em algum produto dessas lojas, o cliente pode ir até o site do Banco Inter e solicitar por lá o seu Cashback.

Se você não é cliente será necessário preencher um pequeno formulário, sendo cliente aí basta colocar o CPF.

Depois o banco Inter vai lhe direcionar ao site para você comprar no link oferecido pelo Banco. Fechando a compra o banco vai lhe comunicar que existe uma solicitação de Cashback em análise.

Posteriormente, sendo aceito o dinheiro referente ao Cashback cai na conta. Na conta do Banco Inter ou na sua conta, caso não seja cliente do banco.

Vale destacar que o Banco Inter não é o único com o Cashback, existem várias empresas que oferecem. Dentre elas nós temos a Méliuz.

Cuidados com o Cashback

Se você já pensa em comprar algo e vê que existe a possibilidade de conseguir, 10%, 5% ou 2% referente à compra de volta, por meio do Cashback, a aquisição fica até mais interessante.

Mas é preciso ter alguns cuidados. Ao fazer o Cashback veja se as etapas para conseguir o valor de volta foram cumpridas com exatidão.

Por exemplo, no caso do Banco Inter, você precisa fazer a compra através da página que abrir após a solicitação de Cashback.

Se você fechar a página e comprar em uma nova, a probabilidade de dar errado o Cashback é grande.

Outro detalhe é que existem empresas que oferecem descontos em seus produtos e isso pode acabar desabilitando o Cashback. Fique atento!

Consciência ao utilizar o Cashback

O fato de conseguir parte do valor gasto de volta não torna as compras algo necessário. Muito pelo contrário, a compra deve ser feita observando diversos pontos, dentre eles a necessidade.

O Cashback é ótimo quando você soma à necessidade a possibilidade de adquirir os produtos a preços mais interessantes.

Em períodos como a Black Friday ou as liquidações após o natal, são períodos onde os preços ficam reduzidos e o Cashback pode fazer a compra ganhar um excelente valor.

O Cashback é uma forma de economizar com as compras, mas, além disso, dá para utilizar esses recursos em investimentos ou para construir uma reserva.