O que é Cascata de Disponibilidade?

A internet vem contribuindo para muitas coisas. Nós temos acesso a tantas informações que antigamente, era preciso comprar livros, revistas e até jornais para conseguir acessá-las.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Observando que há tantos dados e tantas informações, o filtro referente à notícia em específico é algo complexo.

Atualmente as notícias nem sempre são verdadeiras ou corretas em seus dados. Às vezes a notícia e os dados estão certos, mas a forma de contar a notícia, pode gerar dúvidas com relação a interpretação.

A entrega da informação e até a sua qualidade podem gerar o efeito Cascata de Disponibilidade.

Dependendo da notícia, a pessoa pode acreditar e considerar a mesma verdadeira. Essa notícia pode inclusive alterar certos padrões na pessoa, fato que influencia na vida do cidadão.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Cascata de Disponibilidade na Prática

Existem tantos exemplos sobre como funciona a Cascata de Disponibilidades, mas na área de finanças e investimentos existe um exemplo perfeito.

O COE (Certificado de Operação Estrutural) é um produto financeiro feito por várias corretoras e bancos.

Como o COE tinha origem das instituições financeiras que possuem diversos clientes, o produto é oferecido exaustivamente.

O funcionamento do COE também é interessante. Ao investir em um COE, você tem a possibilidade de conseguir bons lucros.

Os ganhos em sua grande maioria são acima da Selic, ou de qualquer taxa similar, se mostrando mais rentável do que a maioria dos produtos de renda fixa.

Se o ativo alvo do COE gerar prejuízos, aí o COE devolve o valor investido ao cliente integralmente.

Às vezes, dependendo do COE, o valor devolvido pode ser acompanhado por uma correção, através do IPCA, por exemplo.

Exemplos de Cascata de Disponibilidade

Vamos supor que o COE esteja relacionado ao ouro e tenha as seguintes regras:

Se o ouro terminar o período de duração do COE com rendimento negativo, os investidores recebem os valores de volta integralmente.

Além da garantia do valor investido, caso o ouro alcance determinado patamar, os  ganhos são repassados aos clientes junto do valor principal.

Mas, se o ouro ultrapassar o patamar mencionado (por exemplo, um ganho de 10% até 25%), ou ficar em uma área abaixo dessa rentabilidade “mínima”, o COE pode acabar devolvendo somente o valor investido.

Quando a instituição financeira vai fazer a propaganda referente ao COE, os dois destaques são:

  • Investimento sem perdas;
  • Investimento que pode gerar ganhos acima da média.

É mentira?

Não.

O problema do COE é que o investimento feito diretamente em ouro, como no exemplo, pode render mais do que o próprio COE.

O COE geralmente é constituído do investimento no ativo alvo (que nesse caso é o ouro) mais alguma aplicação de renda fixa, ou com derivativos. 

Desse modo, a operação estruturada está construída e pronta para manter o valor no mínimo, mesmo que haja prejuízos e caso haja ganhos, é possível que o COE pague os seus investidores os ganhos. 

E é claro, dentro do COE existem margens que são a remuneração da instituição financeira.

Como se proteger da Cascata de Disponibilidade?

A Cascata de Disponibilidade é um efeito complexo que pode nos atingir em diversos níveis. Tanto na área profissional quanto pessoal.

Uma forma de combater os efeitos nocivos da cascata de Disponibilidades é procurar informações em lugares de confiança e demais origens.

Ou seja, não foque suas atenções em simplesmente uma fonte de informação. O COE, se for analisado somente pelo o que as instituições financeiras nos entregam, parece ser algo muito bom.

Mas, ao ler matérias e artigos de profissionais especializados na área de investimentos, percebemos que as coisas não são assim tão interessantes.

Outro investimento que é influenciado pelo efeito Cascata de Disponibilidade é a poupança.

Por anos muitos brasileiros, se não a grande maioria acreditavam que a poupança era a melhor opção para deixar o dinheiro.

A poupança não é ruim e nunca foi, mas não pode ser considerado o melhor investimento.

Existem várias alternativas que podem ser utilizadas e junto da poupança, podem entregar resultados atraentes ao investidor.

A previdência privada oferecida pelos grandes bancos também era outro produtos muito bom. Hoje alguns bancos conseguiram deixar os planos melhores, mas antigamente havia taxa de carregamento e outras taxas que reduziram muito a margem de lucros dos investidores.