O casamento traz mudanças não só no cotidiano, mas na vida financeira do casal. A união significa novas formas de administrar o dinheiro, os investimentos e os planos de aposentadoria.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Tudo, desde metas financeiras pessoais até dívidas representam novos desafios ao relacionamento.

Não é fácil entender como navegar por essas mudanças, mas ter um bom planejamento pode ajudá-lo a construir uma base financeira sólida para sua família. 

Antes de qualquer decisão em torno do dinheiro, os recém-casados ​​devem dar uma boa olhada em quem são e o que querem da vida, dizem os consultores financeiros.

É importante que vocês conversem sobre seus valores, tanto como indivíduos quanto como casal.

Para te ajudar nessa nova etapa da vida financeira juntos, veja algumas dicas de como você e seu cônjuge podem prosseguir melhor com seu plano financeiro.

Construindo consciência financeira juntos

A chave para administrar o dinheiro com sucesso no casamento é uma boa comunicação

Muitos casais acham difícil falar sobre dinheiro, mas adiar ou simplesmente ignorar esse assunto, muitas vezes leva a problemas maiores no futuro. 

Se dinheiro pode causar estresse enquanto você está solteiro, imagine o quão maior isso pode ser quando você está casado.

Não deixe que pequenos problemas ou suposições se transformem em grandes problemas. 

Desde o início, sejam abertos um com o outro e falem sobre suas preocupações com dinheiro. 

Se um de vocês está trazendo dívidas substanciais para o casamento, não esconda. Seja honesto e elabore um plano para pagá-lo. 

Não há duas pessoas com valores idênticos quando se trata de dinheiro, mas dá para encontrar a paz e construir riqueza juntos.

Vocês estão conscientes de suas personalidades financeiras? De seus objetivos individuais e como casal? Estão cientes de como estão gastando o orçamento?

Alguns tópicos pertinentes para os recém-casados incluem como ou se devem fundir suas finanças, como será feita a declaração de imposto de renda e a importância de economizar e investir para o futuro financeiro do casal.

É preciso também discutir o plano de saúde e seguro de vida

Quando você é solteiro e não tem filhos, pode haver pouca necessidade de seguro de vida, já que ninguém depende de sua renda além de você. 

Depois de se casar, você deve discutir o que aconteceria se seu cônjuge fosse deixado para sustentar sua família e considerar se o seguro de vida seria apropriado. 

Afinal, uma perda repentina de renda pode ser devastadora para uma família.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Trabalhando em equipe     

Além da autorreflexão e do planejamento, os conselheiros financeiros enfatizam a necessidade de ambos os cônjuges trabalharem e pensarem em equipe.

Este é o momento de levar a sério a criação de um orçamento familiar, porque seu cônjuge pode estar trazendo ativos ou passivos para a casa, sem mencionar hábitos de consumo que podem ser completamente diferentes dos seus.

Reserve um tempo para sentar com seu cônjuge e analisar seu fluxo de caixa combinado. 

Que pagamentos de dívida vocês dois terão? Como suas rendas combinam? Quanto vocês podem economizar? 

Responder a essas perguntas juntos o ajudará a desenvolver o orçamento mais realista para sua vida de casado.

Geralmente, um do casal fica responsável pelas finanças, mas é importante que ambos entendam a situação financeira total.

Pode ser difícil alinhar o orçamento de casal e ainda controlar e acompanhar os investimentos.

Você não precisa falar com seu cônjuge para investir bem, basta procurar o auxílio de uma consultoria de investimentos.

O consultor de investimentos é o profissional certo para te ajudar a construir um futuro financeiro sólido para a sua família por meio dos investimentos.

Para isso, conheça a GuiaInvest Wealth e dê um novo rumo para suas finanças.

Saiba se esse serviço é para você, responda 5 perguntas rápidas e receba um aconselhamento gratuito.

Informe o DDD + 9 dígitos