O que é a Casa da Moeda?

O órgão, ou instituição que existe para fomentar a moeda, geralmente é denominado de Casa da Moeda.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A Casa da Moeda, por questões estruturais, geralmente está ligada a instituições como o Banco Central e o Tesouro Nacional.

Normalmente, os governos que possuem Banco Central são tidos como organizados, uma vez que há uma preocupação com a questão monetária.

Observando isso, no caso do Brasil, além do Banco Central nós temos o Tesouro Nacional e Casa da Moeda.

Em conjunto, as três instituições trabalham para proteger o poder de compra e a estabilidade do Real.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Importância da Casa da Moeda

A Casa da Moeda é a instituição que vai imprimir o dinheiro. Ao menos no Brasil, o serviço da Casa da Moeda é esse.

Quando solicitado pelo Banco Central, a Casa da Moeda faz a impressão de dinheiro.

Como estamos tratando de dinheiro, a impressão é algo extremamente importante e há necessidade de segurança na produção.

Tudo isso torna a Casa da Moeda algo relevante em nosso contexto econômico e político. Inclusive, o Brasil vem trabalhando com a ideia de terceirizar a produção da própria moeda.

Mas nós ainda temos a Casa da Moeda trabalhando na produção de moeda local.

Política monetária e a Casa da Moeda

Por se tratar de produção de moeda em espécie, a Casa da Moeda tem importância na política monetária do país.

A influência exercida pela Casa da Moeda sobre a política monetária está relacionada diretamente à produção de moeda.

Quando o país faz mais dinheiro, sem a ocorrência de recolhimento do dinheiro “usado”, essas novas notas podem ser na verdade, o aumento da dívida.

Ou seja, se o Brasil emitir mais moedas, incrementando a quantidade de dinheiro existente, mediante ao aumento da dívida pública.

Quando a emissão de papel moeda é elevada e sem controle, o dinheiro pode perder valor. Em uma situação assim, nós temos a presença da inflação.

A inflação em doses elevadas pode prejudicar o país, o valor da moeda e o poder de compra do cidadão. Por isso existem além da Casa da Moeda o Banco Central e o Tesouro Nacional.

As três instituições juntas garantem o poder de compra do Brasil. Em outros países capitalistas que trabalham com o sistema similar do Banco Central, as instituições ou o conjunto é similar.

Benefícios da Casa da Moeda

Não faz muito tempo, países da zona do Euro, como Grécia, sofreram e ainda sofrem com as políticas econômicas e monetárias de seus parceiros.

O Euro é a moeda da União Europeia. Aqueles que fazem parte do Euro precisam cumprir uma série de requisitos para fazer parte do bloco econômico.

Porém, em momentos mais complicados, onde o país que faz parte precisa de incentivos para melhorar a economia ou até mesmo financiar a máquina pública, a moeda única pode ser um problema.

Em situações assim, o país membro precisa avaliar as possibilidades de aumento da dívida e emissão de moeda junto aos demais membros.

A Grécia sofreu muito com essa política, uma vez que o país não conseguia se enquadrar nas exigências do bloco e tinha dificuldades de conseguir recursos com bancos e com o próprio FMI (Fundo Monetário Internacional).

Em países como o Brasil, Estados Unidos, Japão, China entre outros, que adotam a sua própria moeda, havendo necessidade de ampliar a dívida e imprimir mais dinheiro, a emissão de moeda é mais simples.