O que é Carteira Virtual?

Ao abrir uma conta corrente em um banco digital, você está prestes a adquirir uma Carteira Virtual.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Uma vez com a conta corrente aberta, os seus valores recebidos através de tal instituição vão fazer parte da sua Carteira Virtual.

Com essa carteira será possível realizar transferências para outras contas, pagar e até investir.

As instituições que trabalham com várias agências bancárias e disponibilizam caixas eletrônicos também oferecem esse tipo de serviço.

Através da Carteira Virtual você tem como conferir o saldo e os extratos de suas movimentações sem necessidade de ir até uma agência bancária.

Tudo pode ser feito de forma online sem necessidade de manter os recursos fisicamente.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Carteira Virtual na Prática

Atualmente a ideia de Carteira Virtual é utilizada por várias instituições. Tanto os grandes bancos quanto os bancos menores oferecem esse tipo de serviço.

Inclusive, dentro da Carteira Virtual, o cliente pode ter o cartão de crédito virtual. Ou seja, os artefatos físicos, como o dinheiro ou o cartão de crédito podem ser utilizados na forma digital.

É claro, tudo vai depender se a pessoa ou empresa possui alguma forma de receber os valores de forma virtual.

Para conseguir efetuar com sucesso suas compras e transações com a Carteira Virtual, a pessoa que receberá os valores precisa manter uma Carteira Virtual.

Assim, a transferência pode ser feita sem grandes problemas. Então ao adquirir algum produto ou serviço, na hora de efetuar o pagamento, você pode realizar a transferência através do saldo em sua Carteira Virtual.

Se a pessoa possui formas de receber valores, como uma conta online, então a recepção dos valores é feita quase que instantaneamente.

Vale destacar que o PIX vem sendo amplamente utilizado pelas pessoas.

O PIX é bom, tanto pelo seu custo, que é zero, quanto pela sua agilidade em transferir os valores.  O PIX demora menos de segundos para ser concluído.

Benefícios da Carteira Virtual

Ao manter uma carteira física, você provavelmente terá dinheiro em espécie nela. Em caso de perda ou de roubo, o dinheiro dificilmente será recuperado.

Fato que é mais difícil de acontecer com uma carteira virtual.

Ao manter uma carteira virtual, você terá protocolos de segurança para conseguir acessar os valores.

Mesmo na utilização dos recursos, na aquisição de produtos e serviços, os pagamentos geralmente são executados mediante comprovações de uma ou duas etapas.

Tudo isso gera muito mais segurança. Mesmo que alguém roube o seu celular, a sua Carteira Virtual estará segura devido aos seguranças pré-estabelecidos.

Outro benefício está vinculado aos investimentos.

Por meio de uma Carteira Virtual, investir é uma coisa muito mais fácil.

A transferência de valores para corretoras de valores é mais fácil e simples. Os recursos são transferidos de forma rápida e em poucos segundos os valores já estarão disponíveis para investimento.

Desvantagens da Carteira Virtual

Uma desvantagem da Cratera Virtual está relacionado ao PIX. Se você errar a conta que receberá o PIX, não dá para cancelar a transferência.

A desvantagem se torna crítica, quando a transferência envolve valores maiores. Mesmo sendo uma forma de transferência rápida e segura, o PIX exige do usuário muito mais atenção.

Ao manter uma conta em um banco menor, como o banco Inter, Nu, Mercado Pago, entre outros similares, a possibilidade de sacar dinheiro é muito limitada e inclusive pode haver taxa.

Geralmente essas instituições menores oferecem a possibilidade de sacar dinheiro nos caixas eletrônicos 24 horas. Esses caixas dão a oportunidade de clientes de diferentes bancos sacarem valores.

O problema é que esses caixas eletrônicos nem sempre existem em grandes quantidades. Por isso, o saque de valores, se necessário, pode ser um incômodo.