O que é uma Carteira Administrada?

Ao poupar valores em sua conta, em algum momento você vai iniciar algum tipo de investimento.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A aplicação pode ser na renda fixa ou na renda variável. Com o passar do tempo, os valores poupados vão se acumular e os rendimentos também.

Dessa forma você vai acabar construindo uma carteira de investimento.

Com o intuito de aproveitar da melhor forma possível todos os recursos ali aplicados, você pode contratar um administrador, ou seja, ter uma Carteira Administrada.

O serviço prestado para administrar a carteira de uma pessoa deve ser feito por uma pessoa ou instituição devidamente credenciada.

Normalmente, os bancos oferecem esse tipo de serviço para clientes que possuem mais recursos e, portanto, despertam o interesse da própria instituição financeira.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Carteira Administrada na prática

A relação entre aquele que vai administrar sua carteira e você deverá ser de extrema confiança.

Como os seus recursos estarão sob a tutela da instituição que fará a gestão, você deverá confiar nas decisões da mesma.

Desde operações de compra e venda, tudo será feito pela instituição. Essas operações, até saques, serão feitas em nome do investidor.

Mas para conseguir desenvolver o melhor trabalho possível, a instituição que fará a gestão da carteira precisa conhecer o perfil do cliente.

Ou seja, através de uma pesquisa de perfil, a instituição terá em mãos as principais informações referentes ao cliente e com isso, ela poderá traçar como será a Carteira Administrada.

De tempos em tempos as próprias corretoras de investimento fazem essa pesquisa junto aos seus clientes. Ela é denominada de suitability.

O suitability inclusive é defendido pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Ao fazer o suitability junto ao cliente, a instituição financeira saberá de antemão quais são os produtos financeiros mais indicados para o cliente.

Através do suitability dá para traçar o perfil do investidor, se ele é arrojado, moderado ou conservador.

Um perfil mais arrojado, por exemplo, cabe mais investimento em renda variável. Já uma pessoa de perfil conservadora, provavelmente terá uma tolerância menor à volatilidade da renda variável.

Benefícios da Carteira Administrada

Contar com todo o conhecimento de profissionais consolidados na área de finanças além do suporte de uma instituição é algo relevante.

Atualmente o mercado vem ganhando mais notoriedade. Boa parte disso acontece devido ao juro menor.

Com taxas de juro menores, os investidores que deixavam os recursos no CDB do banco grande, agora procuram alternativas mais interessantes e rentáveis.

Para não cometer erros, nada melhor do que contratar pessoas e instituições especializadas na área para tirar toda a performance que os seus recursos têm a oferecer.

Outra vantagem de contar com uma Carteira Administrada está na questão da praticidade. Ao invés de se preocupar com os seus investimentos, você pode se dedicar àquilo que gosta ou precisa fazer.

Defeitos da Carteira Administrada

Mesmo pessoas e instituições capacitadas e dotadas de conhecimento na área dos investimentos podem errar.

O fato de errar e ainda continuar pagando para receber o serviço é algo difícil. O pior é quando o cliente não consegue determinar se a empresa realmente está errando em sua Carteira Administrada.

Por exemplo: nem sempre que um ativo, ou uma série de ativos estão performando abaixo das expectativas, significa que a carteira é ruim.

Por isso esse tipo de análise é complexa e às vezes, quando o investidor repara que a Carteira Administrada não está gerando a rentabilidade esperada, pode ser tarde.

Outro ponto que desfavorece a Carteira Administrada é o custo. Nem todas as pessoas que gostariam de contar com algum profissional para ter uma Carteira Administrada têm os valores mínimos ou conseguem pagar os custos do serviço.