O que é Carry-over?

Carry-over é uma frase inglesa que na tradução livre significa: transferir. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A Carry-over tem o significado de herança estática. A herança estática é outro termo financeiro que serve para descrever situações ou contextos que podem ser repassados ao futuro.

Ou, situações e contextos que podem influenciar no futuro. Esse futuro pode ser tanto no quesito financeiro, quanto econômico.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Carry-over na prática

Para compreender bem o Carry-over, você precisa identificar fatores que podem ter sido resultado de fatos ocorridos no passado, ou de algo que pode ser influenciado por situações atuais.

Exemplo: O Brasil nos últimos anos vem terminando cada um dos períodos com crescimento nas vagas de trabalhos formais.

Excluindo o ano de 2020, desde 2016, o Brasil vem reduzindo a taxa de desemprego. Se antes a taxa tinha alcançado mais de 13%, até o início de 2020, a taxa estava em 11%.

O cenário parece ser muito interessante, mas não é tanto quanto analisamos o passado. Lá em 2014 o Brasil tinha pouco mais de 6,5% de desempregados, segundo os dados do IBGE.

Sendo assim, determinar que o Brasil estivesse surfando um momento único e que o crescimento estava levando o país para novos picos de alta, não pode ser considerado.

O Carry-over nesse ponto estava na interpretação de que o Brasil estava recuperado, quando na verdade, o país ainda estava tentando chegar a um nível já alcançado.

Outro exemplo: O governo brasileiro construiu um plano de ajuda àqueles mais necessitados na pandemia da COVID-19.

O programa em questão entregou às pessoas e famílias carentes o valor de R$ 600,00 que poderia chegar até 1.200,00 ao mês.

Esse valor era bem superior à média entregue através da bolsa família. Com a implantação desse plano, automaticamente várias famílias conseguiram aumentar suas rendas.

Tudo isso culminou com a procura por produtos e serviços, uma vez que havia mais dinheiro no mercado.

Sem olhar os aspectos das políticas econômicas, de fato, aqueles que viram o crescimento das vendas, provavelmente se empolgaram.

O dinheiro gerou oportunidade de negócios, inclusive isso ficou evidente no aumento da inflação. Mas, com o fim do plano, como ficará esse crescimento?

Novamente, nós temos o Carry-over aparecendo. Essa ajuda do governo inevitavelmente influencia na economia.

Inclusive, é da vontade do governo que mais pessoas consumam e assim, mais empregos possam ser gerados, havendo a manutenção do ciclo de prosperidade.

Mas, isso pode não acontecer se não houver fundamentos para tal.

Carry-over em outras atividades

Além de ser visto em indicadores econômicos ou no contexto financeiro nacional, o Carry-over pode ser encontrado em diferentes atividades.

Uma atividade que possui certa sazonalidade e que sofre influência do Carry-over é o comércio. 

Em períodos de festas, como o final do ano, ou em dias próximos a eventos, como os dias das mães, as lojas investem e empregam mais.

Esse desembolso ocorre na tentativa de atrair mais clientes e assim conseguir aumentar as vendas.

Desse modo, as análises de balanço referente a tais períodos, provavelmente vão encontrar resultados elevados e inflados.

Ou seja, considerar tal balanço como uma média dos 12 meses da empresa, pode ser algo perigoso.

Se de um lado nós temos a possibilidade de lucrar muito com períodos do ano, do outro a momentos onde há grandes desembolsos.

Na agricultura, fazendas precisam se preparar com antecedência para os períodos de plantio.

Nesses períodos, geralmente não há vendas, mas haverá bastante desembolso. Esses custos e despesas podem trazer um forte prejuízo à empresa.

Mas não dá para considerar esses períodos de forma isolada quando for analisar um balanço. O Carry Trade está nos custos e despesas maiores.

Após todo o investimento, havendo sucesso com o plantio, é bem provável que no período seguinte haja um faturamento muito grande compensando o desembolso anterior.