O que é Carrego de Renda Fixa?

Os produtos de renda fixa, talvez sejam os ativos de mais fácil compreensão do mercado. A ideia é basicamente comprar o ativo e aguardar até o vencimento.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A rentabilidade proposta será entregue ao decorrer do tempo, aumentando o valor aplicado até que no vencimento, o investidor poderá retirar o valor total mais os ganhos.

Dentro do mercado financeiro existe uma expressão para nomear esses ganhos que ocorrem dentro dos produtos de renda fixa, essa expressão é: Carrego de Renda Fixa.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Importância do Carrego de Renda Fixa

Conhecer qual será a rentabilidade gerada por um determinado ativo de renda fixa é importante para a tomada de decisão.

Observando isso, o Carrego de Renda Fixa tem importância em passar ao investidor quais são os possíveis cenários ao escolher um ativo ou outro.

Por exemplo: o mercado financeiro possui diferentes tipos de índices que podem ser utilizados para remunerar o investimento em renda fixa.

Desde a própria Selic até índices de inflação, como o IPCA e o IGP M. Quando se sabe qual é o índice atrelado ao investimento, você conhece as probabilidades do ativo performar melhor, ou não no atual e no cenário futuro.

Compreender os efeitos do cenário econômico sobre cada um dos tipos de rendimentos possíveis em um produto de renda fixa também é algo importante.

Mas, o Carrego de Renda Fixa é essencial. Exemplo:

Existe um CDB (Certificado de Depósito Bancário) com vencimento em 2025 e está rendendo IPCA+5% ao ano.

Aparentemente o CDB é bem interessante, mas, ao analisar um pouco mais a instituição financeira, o investidor descobre um CDB com vencimento em 2025 também, mas que está pagando 8% de juros prefixados.

Agora as coisas mudam de cenário.

Se por um lado você tem a possibilidade de investir em uma letra que vai pagar o IPCA+5% do outro, existem os 8% prefixados.

Observando que o momento é de alta da inflação e a taxa de juro ainda está baixa, com expectativas de aumentar no futuro, as chances de se arrepender do investimento em um CDB prefixado são altas.

Por isso, em uma situação assim, o CDB que paga inflação mais 5%, é mais interessante. Se a inflação permanecer em alta, o CDB pode até render mais dinheiro acrescido dos 5%.

Tipos de rendimentos

Como já mencionado, os títulos de renda fixa podem ter diferentes tipos de rendimentos atrelados.

No último exemplo, nós trabalhamos com títulos prefixados. Aqueles papéis que são prefixados geram rendimentos fixos até o vencimento.

Um CDB que rende IPCA+5% vai render a variação da inflação mais ou 5% prefixados. Um CDB que rende 8% ao ano vai pagar ao investidor os 8% anualmente.

Mas não é só os prefixados que existem no mercado. Há também os títulos pós-fixados. No caso dos pós-fixados a rentabilidade é conhecida, mas a variação não.

Exemplo: Um CDB que rende 150% do DI (Depósito Interbancário) vai render os 150% do DI, porém o DI do período não é conhecido.

Como o DI pode variar confirme a taxa de juro sobe ou desce, não há como prever qual será a rentabilidade de antemão.

Só um detalhe: o rendimento que paga IPCA mais uma taxa de juro prefixada se enquadra em prefixado porque existe a taxa prefixada além do IPCA.

Outro detalhe que pode ajudar bastante na hora de analisar o Carrego de Renda Fixa é referente a relação entre o vencimento e o rendimento.

Geralmente, quanto mais longo for o vencimento do título que você tem interesse, maior será a rentabilidade.

Isso acontece porque os títulos de longo prazo são mais difíceis de vender. Assim, com um prêmio maior, fica mais fácil para o investidor adquirir.

Outro ponto é a previsibilidade e a segurança do papel. Quanto mais longo for o vencimento, menos segurança o investidor terá no papel.

Muita coisa pode acontecer em espaços pequenos de tempo, imagina quando o papel vencer em cinco anos ou mais.