O que é Carga Tributária?

A carga tributária é o percentual do PIB que se refere ao recolhimento de impostos, ou seja, a carga tributária oferece a dimensão dos impostos sobre a criação de riqueza de um país.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Vale destacar que carga tributária é uma definição diferente do que alíquotas de impostos ou o total arrecadado pela federação.

Através da carga tributária, o usuário tem condições de desenvolver análises e comparar o efeito dos tributos sobre o PIB de diferentes países.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como Calcular a Carga Tributária?

O cálculo é bem simples. Para conhecer a carga tributária de um país, você precisa dos valores referentes ao PIB (Produto Interno Bruto) e da soma total da arrecadação do país.

Com os dois valores em mãos, basta você dividir o total da arrecadação pelo PIB. Exemplo:

PIB do país XXX: R$ 5.000,00

Total de impostos recolhidos: 2.575,00

Carga Tributaria = 2.575,00/ 5.000,00

Carga Tributaria = 51,5

Uma carga tributária de 51,5% é extremamente alta, observando os padrões dos principais países do globo.

Só para comparação, em 2018 o Brasil registrou uma carga tributária equivalente a 33% do PIB, já os Estados Unidos registraram carga tributária próxima dos 24%.

Países semelhantes ao Brasil em questão econômica, como é o caso do Chile e do México, possuem carga tributária respectivamente de 21% e 16% do PIB respectivamente.

Análise da Carga Tributaria

Países que possuem carga tributária maior, geralmente contam com mais recursos para investir na qualidade de vida de suas populações.

Quando se tem recursos em mãos, é natural que haja mais investimentos em diferentes setores econômicos.

Por exemplo: a carga tributária de países como a Noruega e a Suíça, que geralmente aparecem no topo da lista de países com os melhores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) são de 43% e 27% respectivamente.

Com todos esses dados referentes às cargas tributárias dos países, nós podemos desenvolver comparações e ver se a arrecadação maior consegue melhorar a qualidade de vida de um país.

Os Estados Unidos, que possuem uma carga tributária de 24%, é um país bem equilibrado. A maior economia do mundo, por vezes é um dos principais refúgios daqueles que procuram um lugar melhor para viver.

A Noruega, país nórdico do continente europeu aparece com o maior IDH do planeta. Faz sentido que o país tenha gastos tão elevados que chegam a passar dos 43% do PIB.

Já o Brasil se afasta um pouco dessa coerência. Dentre todas as cargas tributárias aqui mostradas, o Brasil possui a segunda maior.

Sendo que o país não possui IDH compatível com a Suíça, Estados Unidos, ou Noruega. Na verdade, o Brasil está lá atrás, inclusive atrás de países como o Chile e México.

Chile e México contam com cargas tributárias bem inferiores à brasileira. Desenvolvendo essa breve comparação já é possível identificar alguns pontos com relação à carga tributária.

Se os países que possuem carga tributária maior, podem ser considerados aqueles que investem mais em suas respectivas nações, o Brasil nesse sentido não está fazendo, ou faz de forma errônea.

A Noruega por outro lado cobra mais do povo para conseguir desenvolver uma boa gestão de sua nação.

A Suíça aparece como aquela com a melhor performance. O país europeu sustenta posição entre os primeiros no IDH e ainda tem uma carga tributária pouco acima dos Estados Unidos.

O Chile e o México contam com bom IDH e ainda possuem carga tributária pequena, ao menos quando comparado ao Brasil.

Em resumo, a carga tributária evidencia em parte o desempenho que o gasto público desempenha dentro de uma nação.

Para um país gastar mais, ele precisa arrecadar mais, ou seja, aumentar os impostos.

Se o país faz isso, mas não consegue proporcionar melhorias na vida da população, ou seja, melhorar o IDH, então existe algo de errado.