O que significa capital protegido?

Capital protegido é um tipo de operação no mercado financeiro em que o investidor não tem risco de perder o patrimônio investido. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Trata-se de uma modalidade de aplicação em que o investidor pode tentar alavancar o capital sem tantos riscos.

Esse é um tipo de investimento que pode atrair pessoas que buscam melhorar a rentabilidade da sua carteira, mas possuem grande aversão ao risco. 

Assim, elas podem aumentar os lucros em acertos sem ter a chance de perder dinheiro.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o capital protegido?

Esse tipo de operação é mais comum em fundos de capital protegido, que em alguns casos são conhecidos como COE (Certificado de Operações Estruturadas).

Essa modalidade de fundo de investimento atua simultaneamente com duas classes de ativos: 

  1. títulos públicos;
  2. opções (ativos cujo preço são derivados da volatilidade dos preços de outros ativos, como ações ou commodities, por exemplo).

Neste caso, a alocação de um fundo de capital protegido funcionaria mais ou menos da seguinte forma: uma parte grande (90% aproximadamente) em renda fixa, e o restante em opções.

Como sabemos, na data de vencimento do investimento em títulos públicos tem risco baixíssimo, de modo que toda a alocação receberá de volta o principal mais um acréscimo de juros.

Desta forma, o que um fundo de capital protegido faz é pegar a parte do dinheiro que será rendido pelos juros e abrir uma posição em opções com o restante do seu capital.

Com isso, o fundo garante o valor do capital investido no final do período e consegue ponderar esta segurança com uma das alternativas de maior volatilidade de renda variável.

O que pode acontecer?

Na prática, as opções têm um altíssimo risco, o que implica que a parcela do capital investido nelas pode rapidamente apresentar grande valorização, como também pode ser totalmente perdido.

Neste caso, o resultado do investimento total em um fundo de capital protegido dependerá de um dos dois cenários possíveis:

  1. Acerto na opção: se a operação feita com opções é acertada, a pequena parcela de capital irá apresentar excelentes ganhos.

Neste caso, os ganhos com opções serão somados aos rendimentos dos títulos públicos como retorno total, gerando um retorno considerável quando comparado ao rendimento de renda fixa.

  1. Erro na opção: caso o gestor errar na escolha da opção, isso significará que o capital alocado nela será perdido. 

Dado que isto corresponde ao que se ganhará com a renda fixa, a operação final sairá no zero a zero, ou seja, sem ganhos, sem perdas.

É desta forma, portanto, que a estratégia de capital protegido permite que você busque melhores rentabilidades, mas sem ter o risco de perder dinheiro.

Vantagens e desvantagens do capital protegido

No geral, a grande vantagem dos fundos de capital protegido está em permitir ao investidor conservador uma melhor possibilidade de ganho sem se expor tanto ao risco. 

Outro ponto positivo é a possibilidade de usar de um ativo de altíssimo risco (como as opções) com a ajuda de um gestor profissional. 

Além disso, este tipo de investimento costuma ser de curto prazo: a duração geralmente fica entre um a dois anos.

Entretanto, apesar de parecer muito atrativo investir em fundos de capital protegido, existem alguns riscos que devem ser ponderados.

Em primeiro lugar, há uma falsa impressão de que não há perdas quando o investimento em opções dá errado. 

Embora o resgate do capital inicial seja garantido, não podemos dizer o mesmo do seu poder de compra. Neste caso, é preciso levar em conta o efeito da inflação

Ou seja, o montante recebido após o prazo da operação é igual ao seu investimento inicial em termos nominais, mas houve perda em termos reais.

Além disso, fundos de capital protegido geralmente limitam os seus ganhos nos casos de acerto. 

Ou seja, quando o gestor consegue uma rentabilidade expressiva, você só recebe parte dos lucros.

Por fim, no Brasil, a maior parte desses fundos não costuma permitir o resgate do investimento antes do prazo.

Portanto, invista apenas quantias que não serão necessárias no curto prazo.