O que é Capital integralizado?

Capital integralizado, ou capital social integralizado é o montante financeiro que os sócios e acionistas efetivamente empregam para dar início a uma organização, ou para expandir as suas atividades.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esses recursos recebem essa denominação a partir do momento que são colocados à disposição da empresa, integrando seu capital de maneira efetiva. 

Em regra, a integralização do capital serve para que uma empresa passe a dar início às suas atividades, ou para sua expansão, empregando o montante na sua operação.

Dessa forma, o capital integralizado é usado para:

  • Compras de estoques;
  • Aquisição de maquinários;
  • Contratação de mão-de-obra;
  • Aquisição de imóveis;
  • Pagamentos de custos e despesas.

Além disso, a integralização de capital tem a finalidade de pagar as despesas provenientes da própria abertura da empresa.

O estágio inicial não é o único momento de integralização de capitais à empresa. Ela ocorre igualmente durante a operação, na abertura de capital ou emissão de ações

Durante o IPO (oferta pública inicial) ou uma nova emissão,  o valor investido por quem compra as ações se tornará parte do capital integralizado pela empresa. 

Esse montante, então,passa a estar disponível para cobrir custos e o desenvolvimento do negócio em questão. 

O capital integralizado não é apenas moeda. Maquinário, bens móveis e imóveis e outros ativos são passíveis de integração ao capital social da empresa. 

A força de trabalho, por outra parte, não se enquadra neste conceito. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Capital Integralizado?

O capital integralizado é a denominação do capital social indicado no contrato social após sua efetiva entrada no caixa da empresa. 

Ele contabiliza, então, os valores que já foram agregados ao caixa e serão utilizados para manter a operação ou expandir a empresa. 

Uma vez integralizado, o capital passa a constituir o patrimônio líquido da empresa. 

Esse é um dado interessante para o investidor. 

O mercado financeiro entende que uma empresa com maior patrimônio líquido tem maior potencial de expansão e de rentabilidade. 

Sendo assim, o capital integralizado se diferencia do capital inicial pelo fato de ser empregado a qualquer momento dentro de uma organização.

No mercado de ações,ocorre a integralização sempre que ocorre uma nova emissão de ações ou a abertura de capital de uma empresa

Nesses momentos, a empresa é a emissora dos papéis, e o capital investido pelos acionistas integrará seu patrimônio.  

Quando ocorre a compra no mercado secundário, por sua vez, não existe integralização de capital. 

Essa atividade de compra e venda ocorre entre dois investidores,não mais com a empresa, como nos casos anteriores. 

Assim, trata-se de uma negociação que não amplia ou reduz o capital social integralizado da empresa. 

Capital integralizado e Capital a Integralizar

Capital integralizado é um conceito que não deve ser confundido com o capital a integralizar de uma empresa.

O capital a integralizar é uma “promessa financeira” feita por sócios e acionistas. Dessa maneira, eles sinalizam seu investimento futuro nela.

Já o capital integralizado é a concretização do investimento, a entrega dos valores para a empresa. O capital integralizado é a etapa posterior ao capital a integralizar.

De acordo com a jurista Silvana Wierzchón, existem meios jurídicos para assegurar a integralização do capital.

Como explica ela, o capital a integralizar deve ser assegurado por meio de um acordo jurídico, onde os sócios se comprometem a investir certo valor. 

Caso aconteça o descumprimento desse acordo, cabem medidas judiciais. 

A integralização de capital não acontece apenas no formato de dinheiro. É possível integralizar transferências de imóveis e outros bens para a empresa.

Nesse caso, a pessoa jurídica passa a ter os direitos sobre os bens que foram transferidos pelos sócios para o seu funcionamento.

O mesmo é válido para a transferência de maquinários e instalações necessárias para o bom funcionamento da organização. 

A integralização do capital reunido com IPO e emissões de cotas segue o calendário estabelecido no anúncio da oferta pública.