O que é Capital Inicial?

Capital inicial é o valor que um determinado empreendedor ou investidor precisa dispor para dar início a um novo empreendimento.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Trata-se do investimento aplicado inicialmente, no surgimento da empresa.

Embora o conceito de capital inicial possa ser utilizado como sinônimo de capital social, há algumas diferenças entre os conceitos.

Enquanto o capital inicial representa todo e qualquer investimento necessário para a constituição de um negócio, o capital social é aquele que consta no contrato social de uma empresa.

Sendo assim, o capital social não abrange investimentos em atividades econômicas do setor informal, enquanto o capital inicial abrange tudo.

O capital inicial é essencial para o início das atividades de uma empresa. Ele é reunido pelo próprio empreendedor e seus sócios, caso existam, através de distintos meios.

Os mais comuns são o capital próprio, dinheiro que os envolvidos no negócio já possuem, empréstimos ou aporte de investidores. 

Independentemente da fonte, o capital inicial será utilizado para iniciar as atividades de uma nova empresa e ou mantê-la em funcionamento até que seja capaz de gerar fluxo de caixa. 

Atender a necessidade de capital inicial de um negócio é fundamental para uma constituição sustentável, direcionada para o crescimento e futura geração de dividendos para seus acionistas. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Captação de Capital Inicial

O capital inicial de um negócio vem de dois meios principais: 

  • Capital próprio;
  • Capital de terceiros.

Capital próprio é o investimento feito pelo próprio empreendedor, que utiliza para tanto seus recursos pessoais.

Já o capital de terceiros surge de fontes distintas, tais como:

  • Financiamento bancário;
  • Fornecedores;
  • Investidor-anjo.

O financiamento bancário é velho conhecido das empresas, muito utilizado como capital inicial ou para completá-lo.  

Nesse caso, o prazo de pagamento e taxas de juros são acordados de antemão e a empresa inclui esses valores em seus custos operacionais. 

O prazo fornecido por fornecedores é considerado parte do capital de terceiros inserido na empresa, uma vez que existe a injeção de dinheiro e o pagamento dentro de prazo especificado. 

Dessa forma, o empreendedor pode vender o produto, receber do cliente e então pagar o fornecedor. Trata-se de capital inicial investido em estoques.

Por fim, há o investimento proveniente do investidor-anjo:  uma pessoa física que busca oportunidades de investimento em empresas com potencial de crescimento.

Tanto o investimento por meio dos sócios quanto o feito por  investidores-anjos buscam o custo de oportunidade do negócio.

Em outras palavras, essas figuras buscam oportunidades de ampliar seu patrimônio aplicando em empresas com potencial de crescimento e rentabilidade significativos.

De fato, o interesse dessa classe de investidores se foca em empresas em estágios iniciais justamente pela possível abertura de capital que preveem para elas. 

Para encontrar o apoio de investidores-anjo, é preciso conectar-se a uma rede e encaminhar seu projeto. É possível ainda participar de eventos e feiras específicas e apresentar sua ideia.  

Necessidade de Capital Inicial

Para encontrar o valor ideal para o capital inicial de uma empresa é preciso que o candidato a empreendedor desenvolva um plano de negócios.

É por meio desse planejamento que o empresário levantará todo o investimento necessário com instalações e fará uma projeção de vendas futuras.

Dessa forma, se torna possível estimar o valor necessário para colocar a empresa para funcionar e manter os custos de operação até que ela seja capaz de se manter.

Isso não é tudo. Conforme explica o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o plano de negócios é responsável por: 

  • Diminuir riscos do negócio;
  • Facilitar a captação de recursos iniciais;
  • Apoiar a administração com números e estratégias;
  • Orientar ações de empresas já em atividade. 

Cada empresa necessita de um capital inicial diferente. Uma prestadora de serviços e uma indústria apresentam custos de implementação e operação totalmente distintos.