GLOSSARIO
Capital Humano
O que é capital humano. Significado, conceito, para que serve e como funciona.
O que é Capital Humano?
Capital humano é o valor econômico percebido e gerado pelo conhecimento, habilidades, atitudes e experiência de um grupo de funcionários. Trata-se do ‘ativo humano’ da empresa.
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Na economia, a mais difundida ideia de capital humano partiu de Gary Becker, economista estadunidense. Seu livro Human Capital (1964) foi referência no tema por vários anos.
Sob sua ótica, o capital humano é comparado aos meios físicos de produção: maquinário, ferramentas, etc.
Assim, se torna possível investir nele, aplicando recursos em educação, saúde e bem estar, por exemplo.
O capital humano, então, é encarado como investimento adicional, que gerará resultados adicionais.
Para Becker, o retorno obtido pelo investidor depende em grande parte da taxa de retorno de cada indivíduo. O capital humano, porém, é substituível e transferível.
Na década de 1980, o pensamento neoliberal o retomou, conectando o investimento em capital humano com o crescimento econômico das organizações.
A partir de então, o capital humano passou a receber maior atenção de empresas e recursos humanos, pois entendeu-se seu potencial gerador.
Para a empresa, a valorização dessa classe de capital traz uma série de vantagens, incluindo a diminuição de custos e maior qualidade de serviços.
Aproveitar ao máximo o talento de seus colaboradores se tornou uma significante vantagem competitiva.
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Valor do Capital Humano
O capital humano tem valor intangível e não é listado no balanço das empresas.
No entanto, isso não quer dizer que o cálculo não seja possível, nem que seja um dado irrelevante para o investidor.
Como o valor do capital humano é baseado no investimento em educação, treinamento e outras condições de trabalho para seus colaboradores, é possível mensurar seu custo.
Dessa maneira, é possível comparar resultados antes e depois do investimento.
O retorno sobre o investimento (ROI), então, pode ser calculado dividindo os lucros totais pelos investimentos globais em capital humano.
Para a empresa, investir em capital humano vem se provando positivo na geração de valor, sendo relacionado com um aumento da lucratividade.
Entre os benefícios apontados por especialistas em recursos humanos, é possível citar:
- Cultura Organizacional padronizada;
- Menor desperdício;
- Maior produtividade;
- Menor índice de erro humano;
- Maior satisfação do colaborador;
- Aumento na taxa de retenção de talentos;
- Redução de custos com recrutamento e contratações.
Esses benefícios se refletem no crescimento e gestão da empresa.
Apenas para citar um benefício prático, a retenção de talentos torna o orçamento de RH - muitas vezes empregado em processos seletivos reiterados, desligamentos e contratações custosas- muito mais enxuto.
Isso atinge ainda outros setores: em uma fábrica, por exemplo, a rotatividade de funcionários (turnover) é apontada como vilã na produtividade.
Com colaboradores satisfeitos e gerando valor para a empresa, a produtividade é empurrada na direção contrária, registrando melhores índices.
Sendo assim, é natural que investidores e analistas de mercado observem a gestão do capital humano de uma empresa antes de aplicar seu dinheiro nela.
Cabe ressaltar que o capital humano está sujeito à depreciação de seu valor.
Isso tende a ocorrer quando o profissional passa por um longo período de desemprego, por exemplo, e retorna desatualizado ao mercado.
Outros motivos para a depreciação do capital humano incluem a não adaptação às mudanças e implementações tecnológicas e, inclusive, a falta de incentivos da companhia para que ele siga seu desenvolvimento.
Capital Humano como Ação Estratégica
A gestão estratégica do capital humano se dá através do estabelecimento de práticas específicas, focadas em otimizar seu valor.
Entre as ações já testadas por organizações de alta performance mundiais, é possível citar:
- Contratação baseada em competências e valores;
- Desenvolvimento de competências contínuo;
- Plano de carreira meritocrático;
- Utilização inteligente da tecnologia;
- Multiplicação das oportunidades de aprendizado e transferência de conhecimento.
Essas práticas, além de implementar a gestão estratégica do capital humano, são utilizadas para evitar sua depreciação.