O que é Capital de Giro?

Capital de giro é o montante reservado por uma empresa com a finalidade de manter suas operações e obrigações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Na contabilidade, o capital de giro faz parte do ativo circulante da organização, considerado um bem ou direito de alta liquidez.

Nesse contexto, o capital de giro é responsável por garantir que a organização consiga arcar com seus custos e despesas antes de receber dos seus clientes.

Seu cálculo surge da diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante, sendo estes os recursos passíveis de conversão e as contas executáveis em um ciclo operacional, respectivamente. 

Entre outros, são considerados ativos de capital de giro:

  • Valores em caixa;
  • Aplicações financeiras de resgate automático;
  • Estoques de alto giro.

A vocação do capital de giro é garantir a sobrevivência e impulsionar o crescimento da empresa. Quanto maior for o capital de giro, melhores serão seus  índices de liquidez

Logo, o mercado financeiro entende sua solidez, vendo nela um investimento mais seguro.

Esse é o ponto chave para o investidor. Afinal, uma empresa sólida tende a entregar melhores resultados ao longo do tempo. 

A avaliação do capital de giro de uma organização é feita por meio do Balanço Patrimonial da empresa.

Nesse documento, divulgado periodicamente por todas as empresas listadas na Bolsa de Valores, são discriminados os valores que compõem esse capital. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Necessidade de Capital de Giro

A necessidade de capital de giro (NCG) é o valor mínimo para garantir a operação de uma empresa e é diferente para cada uma.

Afinal, saber o montante necessário para implantar uma operação e mantê-la em funcionamento depende de distintos fatores. 

Uma empresa que fraciona temperos não tem o mesmo custo operacional de outra que produz componentes de tecnologia, por exemplo. 

Chegar ao valor ideal da NCG depende de conhecer o funcionamento da empresa, entendendo seus prazos médios de pagamento e recebimento, e a diferença entre eles. 

O prazo médio de pagamento representa o tempo de faturamento oferecido pelos fornecedores, o prazo entre a compra e o desembolso do pagamento. 

Já o prazo médio de recebimento é o prazo oferecido pela empresa para seus clientes.

A necessidade de capital de giro parte desses valores porque a empresa precisa pagar suas contas ainda que não tenha recebido de seus clientes.

Então, uma empresa com mais prazo de seus fornecedores do que oferece aos seus clientes tende a necessitar de menos capital de giro que outra onde a situação é inversa.

No entanto, esse não é o único fator a ser considerado. No mundo ideal todo mundo paga suas contas, mas essa infelizmente não é a realidade. 

A inadimplência deve ser ponderada, uma vez que os valores apurados no prazo de recebimento médio serão afetados por este índice. 

Há ainda outros fatores envolvidos: pagamentos de funcionários, desgaste e manutenção, e mesmo os investimentos  no desenvolvimento do negócio. 

Preço dividido por Capital de Giro

O preço pelo capital de giro é um cálculo que indica a relação entre o preço de mercado das ações de uma empresa e o capital de giro que ela possui. 

Para chegar ao índice, é preciso conhecer a quantidade de ações emitidas pela empresa e a diferença entre seus passivos e ativos circulantes. 

Logo, se divide o resultado dessa diferença (o capital de giro da empresa) pelo número de ações emitidas e se aplica a seguinte fórmula: 

Valor da ação / Capital de giro por ação

Esse indicador ajuda o investidor a encontrar oportunidades. O que se busca é um índice igual ou inferior a 1. 

Cabe ressaltar que o preço dividido pelo capital de giro não é o único dos indicadores que devem ser observados quando se pensa em investir em empresas. 

É preciso avaliar este e outros dados de forma completa. 

De fato, o preço pelo capital de giro é parte da análise fundamentalista, que tem como objetivo investir na capacidade de valorização de uma empresa.

Se você quer saber mais sobre análise fundamentalista e preço dividido por capital de giro, leia o artigo completo: Como Fazer Análise Fundamentalista de Ações de Forma Simples.