A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos relevantes. Na sexta-feira (25), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem agendada a divulgação do IPCA-15 correspondente ao mês de agosto.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, a atenção do mercado estará voltada para o simpósio de Jackson Hole.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 21/08 a 25/08.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Reunião do Brics

Na próxima terça-feira (22), está agendado o encontro presencial do Brics na África do Sul.

O evento marca o retorno das reuniões em formato presencial do grupo, após o início da pandemia de covid-19.

Os líderes dos países membros do bloco, incluindo os presidentes Lula (Brasil), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Xi Jinping (China), bem como o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, estarão presentes. No entanto, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, participará remotamente.

IPC-S

Na quarta-feira (23), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) divulgará o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) referente à terceira quadrissemana de agosto.

Na segunda quadrissemana de agosto, o IPC-S apresentou uma baixa de -0,07%, acumulando uma alta de 4,05% nos últimos 12 meses.

De acordo com a pesquisa, todas as sete capitais pesquisadas registraram decréscimo em suas taxas de variação.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IPCA-15

Na sexta-feira (25), os investidores estarão aguardando a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) referente ao mês de agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mês de julho, o IPCA-15 apresentou um declínio de -0,07%, enquanto no mês anterior, a taxa havia sido de 0,04%.

Segundo a pesquisa, o principal impacto negativo para esse resultado veio da retração nos preços da energia elétrica residencial, após a incorporação do Bônus de Itaipu, creditado nas faturas de julho.

Confiança do Consumidor

Na próxima sexta-feira (25), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) irá apresentar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) referente a agosto.

O ICC registrou um aumento de 2,5 pontos em julho, atingindo 94,8 pontos, o patamar mais elevado desde janeiro de 2019.

Anna Carolina Gouveia, responsável pela pesquisa, destaca que a confiança do consumidor continuou a crescer pelo terceiro mês consecutivo, impulsionada principalmente pela melhoria das expectativas em relação ao futuro.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Jackson Hole

Na próxima sexta-feira (25), a atenção dos investidores se volta para as declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, no simpósio de Jackson Hole.

Os participantes do mercado financeiro aguardam com interesse as palavras do presidente do Fed, Jerome Powell, à medida que ele aborda as perspectivas econômicas e delineia a trajetória futura das taxas de juros.

Os observadores atentos ao mercado também estão especialmente interessados em captar quaisquer insinuações sobre a possibilidade de o Fed estar considerando cortes nas taxas de juros em 2024.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.