A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos relevantes. Na terça-feira (05), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está programado para revelar os números relativos à produção industrial do mês de julho.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, o foco do mercado estará na publicação do Livro Bege dos Estados Unidos.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 04/09 a 08/09.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IPC-S Capitais

Na próxima segunda-feira (04), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) está agendado para publicar o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) das Capitais, referente à quarta quadrissemana de agosto.

Na terceira quadrissemana de agosto de 2023, o IPC-S apresentou uma queda de -0,18%, resultando em um aumento acumulado de 3,94% nos últimos 12 meses.

Dentre as sete capitais analisadas, quatro delas registraram uma diminuição em suas taxas de variação.

Produção Industrial

Na terça-feira (05), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará os dados referentes à produção industrial de julho.

Em junho de 2023, a produção industrial do país registrou uma variação de 0,1% em relação a maio, após ajuste sazonal.

André Macedo, analista da pesquisa, destaca que o desempenho de junho manteve-se no território positivo, embora com uma taxa muito próxima da estabilidade. Ele ressalta, no entanto, que esses dois meses consecutivos de aumento não conseguem compensar a queda observada em abril, quando a taxa foi de -0,6%.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IGP-DI

Na próxima quarta-feira (06), os investidores estarão de olho nas divulgações dos dados do Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) referentes ao mês de agosto, que serão anunciados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).

Em julho, o IGP-DI registrou uma queda de -0,40%, marcando uma reversão em relação à taxa de -1,45% do mês anterior.

Nesta análise, commodities de grande peso, que estiveram em queda por vários meses, mostraram uma reviravolta ao apresentar aumentos, reduzindo a intensidade da queda do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) e sua influência sobre o IGP, como destacado por André Braz, coordenador da pesquisa.

IVAR

Na quarta-feira (06), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) está programado para liberar os dados relativos ao Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) referentes ao mês de agosto.

Em julho de 2023, o IVAR apresentou uma variação de 0,51%, marcando uma aceleração em comparação com a taxa mensal de -0,48% registrada no mês anterior.

Com esse desempenho, a taxa acumulada em 12 meses passou de 7,96% em junho de 2023 para 7,37% em julho de 2023.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Livro Bege

Na quarta-feira (06), os investidores aguardam com expectativa a divulgação do Livro Bege, elaborado pelo Federal Reserve (Fed).

Na mais recente publicação, o Livro Bege indicou que a atividade econômica global teve um leve aumento desde o final de maio.

Cinco distritos reportaram crescimento leve ou moderado, cinco mantiveram-se estáveis e dois registraram declínios leves a moderados.

PMI Composto dos EUA

Na quarta-feira (06), a atenção dos investidores estará voltada para o anúncio do Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto dos Estados Unidos, fornecido pela S&P Global.

De acordo com dados preliminares, o PMI Composto dos Estados Unidos registrou uma queda de 52,0 em julho para 50,4 em agosto.

O resultado contrastou com as expectativas dos analistas de mercado, que esperavam estabilidade no índice para o mês.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.