
A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos importantes. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará na quarta-feira (7) o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente ao mês de maio.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
No exterior, o mercado aguarda a divulgação da inflação ao consumidor na China.
Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.
Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 05/06 a 09/06.
→ Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.
PMI de Serviços
Na segunda-feira (5), a S&P Global irá divulgar o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços referente ao mês de maio.
Em abril, o PMI de serviços do Brasil da S&P Global, ajustado sazonalmente, aumentou ainda mais acima do nível neutro de 50,0, sinalizando um segundo crescimento consecutivo na produção.
Adicionalmente, com um aumento de 51,8 em março para uma alta de nove meses de 54,5, a leitura mais recente enfatizou uma taxa significativa de expansão.
Segundo a S&P Global, as empresas monitoradas atribuíram esse resultado a um contínuo aumento nas novas demandas de negócios.
PMI Composto
Na segunda-feira (5), a S&P Global irá divulgar PMI composto do Brasil.
O Índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto, que consolida dados de serviços e indústria, avançou de 50,7 em março para 51,8, indicando um crescimento modesto, porém mais rápido.
De acordo com a pesquisa mensal, os serviços impulsionaram o crescimento nas novas encomendas no setor privado. Embora as vendas tenham apresentado um aumento discreto, esse foi o primeiro registro de crescimento em 2023 até o momento.
→ Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.
IGP-DI
Na terça-feira (6), o mercado aguarda a divulgação do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).
No mês de abril, o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou uma queda de -1,01%, acumulando uma variação de -1,26% no ano.
De acordo com André Braz, coordenador da pesquisa, a redução nos preços de importantes commodities, como soja, minério de ferro e milho, contribuiu para aprofundar a deflação registrada pelo IPA, cuja taxa passou de -0,71% para -1,56%.
IVAR da FGV Ibre
Na quarta-feira (7), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) divulga os dados do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) de maio.
Em abril de 2023, o IVAR da FGV Ibre apresentou uma variação de 0,76%, indicando uma desaceleração em comparação com a taxa mensal de 0,97% registrada no mês anterior.
Com esse resultado, a taxa acumulada em 12 meses passou de 8,90% em março de 2023 para 8,84% em abril de 2023.
→ Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.
IPCA
Na quarta-feira (7), será divulgado os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o indicador oficial da inflação no país, registrou um aumento de 0,61%.
Como resultado, o país passa a ter uma inflação acumulada de 4,18% na janela de 12 meses.
Reunião da Opep+
Neste domingo (4), a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliado (OPEP+) firmou um acordo para estender os cortes na produção de petróleo até 2024, de acordo com um delegado.
Essa decisão ocorreu após uma prolongada disputa entre os membros africanos sobre a forma como seus cortes são calculados, o que atrasou o início da conferência do grupo em várias horas.
O desacordo resultou em diversas reuniões paralelas enquanto os ministros discutiam os detalhes.
Apesar do anúncio em abril ter gerado uma breve recuperação nos preços do petróleo, dados econômicos fracos da China e preocupações com uma possível recessão impactaram negativamente os futuros do petróleo, que registraram uma queda de 11% em maio, em Nova York.
→ Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.
Inflação da China
Os investidores aguardam com grande expectativa, na quinta-feira (8), a divulgação dos dados de inflação da China pelo Escritório Nacional de Estatísticas do país.
Em abril, o índice de preços ao consumidor da China registrou um aumento de apenas 0,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior, marcando a taxa mais baixa desde o início de 2021.
Os economistas consultados pela Reuters previam um aumento de 0,4% nos preços ao consumidor em relação ao ano anterior, mantendo-se estáveis em relação ao mês anterior.
Para o mês de maio, as estimativas do mercado indicam que a inflação na China deverá acelerar, atingindo 0,4% na base anual.
→ Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.
Quer Saber Onde Investir?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.O QUE LER AGORA...
- Notícias
Ibovespa Cai -1,01% com Vale e Petrobras; PRIO3 -3,99%
- Notícias
Gol (GOLL4): Fitch e S&P Cortam Nota de Crédito para CCC- com Riscos de Crescentes Sobre Reestruturação da Dívida
- Notícias
Suzano (SUZB3) Pagará R$ 30 Milhões em Dividendos em Dezembro
- Notícias
Petrobras (PETR4) Envia Sonda à Margem Equatorial para Retomar Exploração