A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos relevantes. Na quarta-feira (30), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) tem agendada a divulgação do IGP-M correspondente ao mês de agosto.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, a atenção do mercado estará voltada para o PIB dos Estados Unidos.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 28/08 a 01/09.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Sondagem da Construção

Na próxima segunda-feira (28), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) tem programada a divulgação do Índice de Confiança da Construção (ICST) referente a agosto.

O Índice de Confiança da Construção (ICST) apresentou um acréscimo de 1,3 ponto em julho, atingindo 95,2 pontos, após dois meses consecutivos de declínio.

Ana Maria Castelo, responsável pela pesquisa, destacou que o mês de julho foi caracterizado por um sentimento de melhora, refletindo o aumento em ambos os componentes do ICST.

IGP-M

Na quarta-feira (30), será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) referente a agosto.

No mês de julho, o IGP-M apresentou uma queda de -0,72%, seguindo uma redução de -1,93% no mês anterior.

André Braz, coordenador da pesquisa, ressaltou que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) mantém deflação nos grupos principais, impactando o IGP total. Contudo, ele notou que a intensidade dessa tendência está diminuindo, devido a matérias-primas essenciais como minério de ferro, suínos e milho, que estão começando a apresentar variações menos negativas ou até positivas.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Produção Industrial

Na próxima sexta-feira (01), a atenção dos investidores estará voltada para o anúncio dos dados da produção industrial relativos ao mês de julho, a ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mês de junho de 2023, a produção industrial nacional apresentou uma variação de 0,1% em relação a maio, considerando os ajustes sazonais.

André Macedo, analista da pesquisa, esclarece que o resultado de junho reflete a manutenção do cenário positivo, embora com uma taxa que se aproxima da estabilidade.

PIB do 2T23

Na próxima sexta-feira (01), está agendada a divulgação pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dos dados relativos ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no 2T23.

No primeiro trimestre deste ano, o PIB registrou um aumento de 1,9% em relação ao trimestre anterior, considerando os ajustes sazonais.

Comparativamente ao mesmo período de 2022, observou-se um crescimento de 4,0% no PIB.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

PIB dos EUA

Na quarta-feira (30), os investidores aguardam ansiosamente a divulgação da segunda estimativa anualizada do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos referente ao 2T23, preparada pelo Bureau of Economic Analysis (BEA) do país.

A primeira estimativa, publicada no final de julho, trouxe uma surpresa positiva ao mostrar um crescimento econômico de 2,4%, superando as previsões iniciais de 1,8%.

Desde a divulgação da estimativa antecipada, os dados utilizados para compilar o relatório foram atualizados, de modo que a segunda estimativa pode novamente produzir uma surpresa, o que pode afetar o sentimento do mercado.

Payroll

Na sexta-feira (01), os investidores estarão focados no relatório de folha de pagamento não-agrícola (payroll) divulgado pelo Bureau de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos.

Esses relatórios desempenham um papel de extrema relevância para os formuladores de políticas, uma vez que o emprego, juntamente com a manutenção da estabilidade de preços, constitui um dos mandatos do Federal Reserve (Fed).

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.