Na próxima semana, governo apresenta PIB oficial do primeiro trimestre e EUA respondem a intervenção da China em Hong Kong.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários sobres os destaques do mercado financeiro da semana de 24/05 a 30/05.

PIB do primeiro trimestre

Na próxima sexta-feira, 29/05, o governo deve apresentar o PIB oficial do primeiro trimestre. De acordo com a mediana das projeções compiladas pela Bloomberg, a expectativa é de retração de -1,7%.

Além disso, também será divulgado o IPCA-15, considerado prévia da inflação. De acordo com a Bloomberg, a expectativa para esse índice é de deflação. Na última divulgação, o IPCA-15 teve menor taxa em 15 anos, com deflação de 0,01%.

Resposta dos EUA

Após o governo da China declarar intenção de impor lei de segurança nacional a Hong Kong no final da semana passada, nesta semana existe expectativa em relação à resposta dos EUA.

Os primeiros desdobramentos já ocorreram hoje, 24/05.

O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert O'Brien, declarou em entrevista que, caso a lei seja aprovada, o governo norte-americano poderá impôr novas sanções à China e a Hong Kong.

Tensões entre os países podem dificultar o avanço do acordo comercial fechado em janeiro, que estaria na fase 1.

Consequências políticas e jurídicas de vídeo de Bolsonaro

Vídeo de reunião entre presidente Jair Bolsonaro e seus ministros foi divulgado na íntegra na sexta-feira, 22/05, atendendo a decisão do ministro do STF Celso de Mello.

O vídeo é prova no inquérito que apura suposta tentativa de interferência do presidente na Polícia Federal, instaurado frente a acusações do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Com a divulgação do vídeo, a próxima semana pode trazer mais consequências políticas e jurídicas para os membros do governo, em decorrência das declarações feitas por Bolsonaro e seus ministros na reunião.

Entre as declarações, houve afirmações de que os ministros do STF deveriam ser presos e de que o governo deveria aproveitar a "distração" da imprensa com a pandemia de Coronavírus para aprovar medidas.

Declarações dos presidentes do Fed e do BCE

Na quarta-feira, a presidente do Banco Central Europeu (BCE) deve falar sobre as medidas adotadas pela instituição no combate à crise econômica na União Europeia.

Já na sexta-feira, é o presidente do Federal Reserve (FED), o banco central dos EUA, que vai falar em uma reunião virtual.

As declarações de ambos podem repercutir no nível de confiança dos investidores e no desempenho das bolsas de valores em todo o mundo.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.