Na próxima semana, mercado estará atento a divulgação do PIB do 4T20 e anúncios sobre Petrobras e Eletrobras.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários sobres os destaques do mercado financeiro da semana de 28/02 a 06/03.

PIB do 4T20

Na segunda-feira, 01/03, será divulgado o PIB referente ao quarto trimestre de 2020. O indicador traz importantes sinalizações sobre a dinâmica da economia brasileira e sua trajetória de recuperação.

Outros indicadores nacionais apresentados durante a próxima semana serão o PMI e o índice de produção industrial.

Anúncios sobre Estatais

O mercado estará atento a possíveis novas manifestações do governo e do Congresso sobre a troca da presidência da Petrobrás (PETR3) e a privatização da Eletrobras (ELET3).

Os dois temas dominaram o noticiário político e corporativo da semana passada, e afetaram diretamente o mercado financeiro. Novos desdobramentos podem voltar a pressionar o Ibovespa.

Votação da PEC Emergencial

O Senado deve votar a PEC Emergencial na quarta-feira, 03/02. Recentemente, a Proposta tornou-se alvo de debate por incluir previsão de desvinculação dos valores mínimos de repasse para Saúde e Educação previstos na Constituição.

Enquanto isso, a entrega do parecer de comissão mista sobre o texto da Reforma Tributária, que sofreu um atraso para realização de alinhamento com o ministro Paulo Guedes, pode também avançar na próxima semana.

Reunião da Opep+

No cenário internacional, um dos principais eventos da semana é a reunião da Opep+, que deve acontecer entre quarta e quinta-feira, 03 e 04/03.

Na reunião, os países participantes do grupo devem discutir a produção de petróleo a partir de abril. De acordo com analistas do Credit Suisse, pode haver um corte na produção em razão da recuperação do preço e dos avanços no estoque da commodity.

Indicadores Internacionais

Ainda no domingo, 28/02, os índices PMI da China são liberados. A expectativa é de leve queda no PMI de manufatura, e estabilidade no PMI Caixin. Em seguida, na segunda-feira, 01/03, é liberado o PMI dos EUA.

Na quarta-feira, 03/03, é apresentado o relatório nacional de emprego - ADP dos Estados Unidos, que deve apontar queda na criação de vagas do setor privado.

Na sexta-feira, 05/03, é apresentado o Payroll dos EUA, com expectativa de leve alta na taxa de desemprego do país.

Temporada de Resultados 4T20

A temporada de resultados do 4T20 avança em março. De acordo com a agenda de divulgação, mais de 25 balanços serão apresentados ao longo da semana.

O dia com mais divulgações será a quinta-feira, 04/03, incluindo balanços de Azul (AZUL4), B3 (B3SA3), B2W (BTOW3), Lojas Americanas (LAME4), entre outras.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.