A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos relevantes. Na sexta-feira (26), os investidores estão focados na divulgação dos dados do IPCA-15 referentes a janeiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, os investidores aguardam a divulgação do PIB nos Estados Unidos.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 22/01 a 26/01.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Monitor do PIB

Na segunda-feira (22), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre) lançará os resultados do Monitor do PIB-FGV referentes ao mês de novembro.

Os dados ajustados sazonalmente apontam um aumento de 0,1% na atividade econômica em outubro, em comparação com setembro.

Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, destacou que, após dois meses consecutivos de retração, a atividade econômica apresentou uma variação positiva, atribuída às contribuições favoráveis dos setores industrial e de serviços.

IPC-S

Na terça-feira (23), os investidores estão atentos à divulgação do Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) referentes terceira quadrissemana de janeiro de 2024 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IPC-S da segunda quadrissemana de janeiro de 2024 subiu 0,49% e acumula alta de 3,23% nos últimos 12 meses.

Seis das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Sondagem do Consumidor

Na quinta-feira (25), os investidores aguardam ansiosos pelos números do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) referentes a janeiro, a serem divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre).

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE subiu 0,7 ponto em dezembro, para 93,7 pontos, após duas quedas consecutivas.

Em médias móveis trimestrais, o índice recuou pelo terceiro mês consecutivo, em 1,1 ponto, para 93,3 pontos.

IPCA-15

Na sexta-feira (26), a atenção dos investidores está voltada para a divulgação dos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) relativos a janeiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em dezembro, o IPCA-15, considerado uma prévia da inflação, registrou 0,40%, um aumento de 0,07 ponto percentual em relação a novembro, quando variou 0,33%.

O resultado foi notavelmente influenciado pelo grupo de Transportes, que apresentou um aumento de 0,77%, contribuindo com 0,16 ponto percentual no índice geral, impulsionado principalmente pelas variações nas passagens aéreas.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

PIB dos Estados Unidos

Na quinta-feira (25), a atenção dos investidores está voltada para a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) nos Estados Unidos referente ao quarto trimestre de 2023 pelo Escritório de Análise Econômica do país.

Os economistas preveem que a leitura inicial do PIB do governo, representando a soma de bens e serviços produzidos, aponte para um aumento anualizado de 2%, conforme indicado pela estimativa mediana de um levantamento conduzido pela Bloomberg.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.