A agenda econômica dessa semana será marcada por eventos importantes como a divulgação do IPCA-15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, a atenção estará voltada para o discurso de Jerome Powell, presidente do banco central dos Estados Unidos.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários sobres os destaques do mercado financeiro da semana de 20/03 a 26/03.

Monitor do PIB

Na segunda-feira (21), o mercado aguarda a divulgação do Monitor do PIB-FGV de janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Economia (FGV-IBRE).

Em sua recente divulgação, o Monitor do PIB-FGV apontou um crescimento de 4,7% para o PIB em 2021, puxado pelo setor de serviços.

Confiança do Consumidor

Na sexta-feira (25), será divulgado os dados da confiança do consumidor de março pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No mês de fevereiro, a confiança do consumidor avançou para 77,0 pontos, registrando um aumento de 2,9 pontos percentuais ante janeiro.

De acordo com a coordenadora do Índice de Confiança do Consumidor da FGV, Viviane Bittencourt, embora a confiança do consumidor tenha aumentado nos últimos meses, o nível da confiança do consumidor ainda é considerado baixo em termos históricos.

IPCA-15

Na sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo IPCA-15 de março.

Atualmente, o IPCA-15 anual acumula um crescimento de 10,76%, após o indicador registrar crescimento de 0,99% em fevereiro.

A projeção é que o IPCA-15 registre um crescimento mais lento, acumulando uma variação anual de 10,66% em março.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Discurso de Jerome Powell

Na segunda-feira (21), o mercado aguarda o discurso de Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve).

Recentemente, Powell ressaltou que as chances de uma recessão nos Estados Unidos nos próximos anos são baixas, e que PIB do país pode crescer mesmo com a elevação na taxa de juros.

PIB da Argentina

Na quarta-feira (23) é a vez da Argentina, um dos principais parceiros comerciais do Brasil, divulgar o Produto Interno Bruto (PIB) do 4T21.

Recentemente foi aprovado pelo Senado o refinanciamento da dívida de US$ 45 bilhões do governo argentino com o Fundo Monetário Internacional, que aguarda a aprovação da diretoria do FMI.

De acordo com o porta-voz do FMI, Sr. Gerry Rice, a Argentina está comprometida com políticas que encorajem um crescimento mais sustentável e inclusivo.

Entre os termos do acordo está a adoção de taxas de juro reais positivas para combater a inflação, e a redução dos subsídios à energia em 0,6% do PIB, resultando em um aumento das tarifas de energia.

Atualmente, o PIB da Argentina acumula um crescimento de 11,9% nos últimos 12 meses.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.