A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos relevantes. Na terça-feira (21), os mercados financeiros aguardam a divulgação dos dados mais recentes do Monitor do PIB pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, os investidores estarão atentos às minutas do Fomc.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 20/11 a 24/11.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Monitor do PIB

Na próxima terça-feira (21), o mercado estará aguardando a divulgação dos dados do Monitor do PIB pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV), referentes a setembro.

Os números do Monitor do PIB-FGV, ajustados sazonalmente, indicaram uma queda de -0,6% na atividade econômica em agosto em relação a julho.

Quanto à comparação anual, a economia registrou um crescimento de 2,5% em agosto e de 2,8% no trimestre encerrado em agosto.

IPC-S

Na quinta-feira (23), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV) está agendado para apresentar os números do IPC-S referentes à terceira quadrissemana de novembro de 2023.

O IPC-S da segunda quadrissemana de novembro de 2023 teve uma variação de 0,46%, totalizando um aumento de 3,81% nos últimos 12 meses.

Nesta avaliação, cinco das oito categorias de gastos que compõem o índice mostraram redução em suas taxas de variação.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Sondagem do Consumidor

Na sexta-feira (24), os investidores aguardam com expectativa a divulgação do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de novembro pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV).

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou uma queda de -3,8 pontos em outubro, atingindo 93,2 pontos, o menor patamar desde junho deste ano.

Em médias móveis trimestrais, o índice apresentou uma redução de -0,5 ponto, após seis meses de crescimento, chegando a 95,7 pontos.

Ata do Fomc

Na terça-feira (21), os investidores aguardam com expectativa a divulgação da ata da reunião de novembro do Fomc pelo Federal Reserve (Fed).

A ata do Fomc promete oferecer insights sobre as discussões realizadas pelos responsáveis sobre a possibilidade de o banco central dos Estados Unidos elevar novamente as taxas de juros ainda este ano.

Na reunião de novembro, o Fed optou por manter as taxas de juros na faixa de 5,25% a 5,5%, após o aumento ocorrido em julho.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Ata do BCE

Na quinta-feira (23), os mercados aguardam ansiosamente a divulgação da ata do Banco Central Europeu (BCE), que oferecerá perspectivas sobre a política monetária da Zona do Euro.

Conforme previsto, o BCE optou por uma "pausa" em sua estratégia de aumento, mantendo inalteradas as taxas de juros.

O Conselho do BCE considerou que as taxas são suficientemente restritivas para impulsionar a inflação em direção à meta desejada e observou que os aumentos anteriores continuam a impactar fortemente as condições de financiamento.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.