A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos relevantes. Na quinta-feira (26), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentará os números do IPCA-15 relativo ao mês de outubro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, os mercados estarão atentos à divulgação dos dados da inflação nos Estados Unidos.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 23/10 a 27/10.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IPC-S

Na segunda-feira (23), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) está programando a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) referente à terceira quadrissemana de outubro.

Na segunda quadrissemana de outubro, o IPC-S apresentou uma variação de 0,33%, acumulando um aumento de 3,79% nos últimos 12 meses.

Nessa apuração, a análise do IPC-S revelou que três das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação.

Monitor do PIB

Na segunda-feira (23), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) está se preparando para apresentar os resultados do Monitor do PIB referente ao mês de agosto.

O Monitor do PIB-FGV apontou queda de 0,3% na atividade econômica em julho em comparação com junho, considerando-se dados com ajuste sazonal.

Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, ressalta que essa diminuição se deve às quedas nas atividades econômicas-chave, como agropecuária, indústria e serviços, quando observada pela ótica da oferta.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Sondagem do Consumidor

Na quarta-feira (25), os investidores estarão atentos à divulgação do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de outubro pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).

O ICC registrou um avanço de 0,2 ponto em setembro, atingindo a marca de 97,0 pontos, porém, desacelerando em relação às elevações substanciais observadas desde maio deste ano.

A confiança dos consumidores continuou melhorando em setembro, apesar do menor ritmo se comparado às fortes altas anteriores, afirma Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre.

IPCA-15

Na quinta-feira (26), investidores e economistas estarão ansiosos pela divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) relativo ao mês de outubro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IPCA-15, considerado uma prévia da inflação, registrou um aumento de 0,35% em setembro, marcando um acréscimo de 0,07 ponto percentual em relação à taxa de agosto, que foi de 0,28%.

Notavelmente, no grupo de Transportes, a gasolina se destacou com um aumento de 5,18%, sendo o subitem de maior impacto individual no índice do mês, contribuindo com 0,25 ponto percentual.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Sondagem da Indústria

Na sexta-feira (27), todos os olhos dos investidores se voltam para a aguardada divulgação do Índice de Confiança da Indústria (ICI) de outubro, realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).

Em setembro, a confiança da indústria registrou uma queda de 0,4 ponto, caindo para 91,0 pontos, marcando o nível mais baixo desde julho de 2020, quando atingiu 89,8 pontos.

Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre, observa que a elevada taxa de juros, forte endividamento nas famílias, alto nível de estoques dada a redução da demanda interna principalmente nos segmentos produtores de bens de consumo vem limitando o crescimento do setor.

PIB dos Estados Unidos

Na quinta-feira (26), o mercado aguarda com expectativa a divulgação da leitura preliminar do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos para o terceiro trimestre de 2023, conduzida pelo Bureau of Economic Analysis (BEA).

No decorrer dos dois primeiros trimestres deste ano, o PIB norte-americano registrou crescimento de 2,2% e 2,1%, respectivamente.

Os números destacam a resiliência da economia dos Estados Unidos, mesmo em meio a aumentos nas taxas de juros promovidos pelo Federal Reserve (Fed), uma estratégia direcionada a moderar o ritmo econômico e controlar a inflação, tornando os empréstimos mais onerosos.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Inflação dos Estados Unidos

Na sexta-feira (27), o Bureau of Economic Analysis (BEA) apresentará os dados do Índice de Preços de Despesas de Consumo Pessoal (PCE) referentes a setembro, que é considerado o indicador de inflação preferido do Federal Reserve (Fed).

De acordo com as estimativas do Federal Reserve Bank de Cleveland, espera-se que os preços do PCE tenham registrado um aumento de 0,35% no último mês.

Além disso, os preços básicos, que excluem os custos voláteis dos alimentos e da energia, provavelmente apresentarão um acréscimo de 0,29% em relação a agosto.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.