A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos importantes. Na terça-feira (11), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá divulgar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente ao mês de junho.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, o mercado aguarda a divulgação do Livro Bege dos Estados Unidos.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 10/07 a 14/07.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IPC-S

Na segunda-feira (10), o IPC-S da primeira semana de julho será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).

No último período de quatro semanas em junho de 2023, o IPC-S registrou uma queda de -0,10% e um aumento acumulado de 2,22% nos últimos 12 meses.

Das sete capitais analisadas, seis apresentaram um aumento em suas taxas de variação.

IPCA

Na terça-feira (11), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá divulgar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente ao mês de junho, considerado a inflação oficial do país.

O IPCA desacelerou para 0,23% em maio, acumulando um aumento de 3,94% em 12 meses.

A desaceleração do índice em maio foi influenciada principalmente pelo desempenho do grupo de alimentação e bebidas, que registrou uma variação de 0,16% em maio, comparado a 0,71% em abril, de acordo com André Almeida, analista da pesquisa.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Confiança do Consumidor

Na quarta-feira (12), a Thomson Reuters/Ipsos irá divulgar os dados mais recentes sobre a confiança do consumidor, referentes ao mês de julho.

No mês de junho, o Índice Primário de Sentimento do Consumidor da Thomson Reuters/Ipsos registrou uma aceleração significativa, atingindo a marca de 58,64.

De acordo com o relatório, a confiança do consumidor alcançou o seu nível mais alto em uma década.

Vendas no Varejo

Na próxima sexta-feira (14) os investidores estarão atentos à divulgação dos dados das vendas no varejo de maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As vendas no varejo avançaram 0,1% em abril, frente a março, na série com ajuste sazonal.

O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, destaca que esse desempenho está relacionado principalmente às vendas da Páscoa, com um retorno ao padrão anterior em que os resultados expressivos dessa data impulsionaram o setor de hiper e supermercados.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Inflação dos EUA

Na quarta-feira (12), o Bureau of Labor Statistics irá divulgar os dados da inflação ao consumidor dos Estados Unidos, referentes ao mês de junho.

Segundo economistas consultados pela Bloomberg, a taxa de inflação anual nominal deve ser de 3,1% em junho.

O valor representa uma melhora significativa em comparação aos 4% registrados em maio e também seria a taxa mais baixa desde março de 2021.

Livro Bege

Na quarta-feira (12), o Federal Reserve (Fed) irá divulgar o Livro Bege dos Estados Unidos, trazendo as informações mais recentes sobre a economia do país.

O relatório anterior do Livro Bege, publicado em maio, revelou que houve crescimento na inflação e no emprego nos Estados Unidos durante o período de abril até o início de maio.

O documento destaca que o emprego teve um aumento na maioria dos distritos, porém em um ritmo mais moderado se comparado aos relatórios anteriores.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Temporada de Balanços dos EUA

Os grandes bancos estão prestes a divulgar os resultados do segundo trimestre, após passarem pelos testes de estresse realizados pelo Fed em junho.

Na sexta-feira (14), espera-se que o JPMorgan Chase, o Citigroup e o Wells Fargo divulguem seus resultados trimestrais.

Analistas preveem que os resultados serão afetados pela desaceleração nas negociações e receitas comerciais, e a falta de atividade na área de banco de investimento levou a demissões em massa nas instituições bancárias.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.