A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos importantes. Na quarta-feira (24), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) divulga os dados do IGP-M de maio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, o mercado aguarda a divulgação da ata do Fomc, o Copom dos Estados Unidos.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 22/05 a 26/05.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Monitor do PIB

Na segunda-feira (22), o mercado aguarda a divulgação do Monitor do PIB-FGV pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).

O Monitor do PIB-FGV indicou que a atividade econômica ficou estagnada em janeiro em comparação a dezembro de 2022, levando em conta os dados ajustados sazonalmente.

Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, apontou que essa estagnação foi resultado da queda na indústria, da estagnação no setor de serviços e do crescimento apenas no setor agropecuário, ao analisar os três principais setores da economia.

IPC-S

Na terça-feira (23), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) divulga os dados do IPC-S da terceira quadrissemana de maio.

Na segunda quadrissemana de maio, o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) teve um aumento de 0,60% e acumulou um aumento de 3,54% nos últimos 12 meses.

Das sete capitais pesquisadas, quatro delas apresentaram uma diminuição em suas taxas de variação.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IGP-M

Na quarta-feira (24), será divulgado os dados da inflação medida pelo IGP-M pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).

Em abril, o IGP-M apresentou uma retração de -0,95%, ficando abaixo das expectativas do mercado.

Os preços de commodities importantes para o setor produtivo continuam em queda, como a soja, o milho e o minério de ferro. Isso abre espaço para uma redução nos custos de setores varejistas significativos, o que deve impactar os preços ao consumidor, conforme destacado por André Braz, coordenador da pesquisa.

Sondagem do Consumidor

Na quinta-feira (25), será divulgado o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).

Em abril, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE registrou uma queda de -0,2 ponto, chegando a 86,8 pontos.

Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da pesquisa, mencionou que esse cenário pode ser atribuído ao alto endividamento das famílias, especialmente aquelas de menor renda, juntamente com o aumento das expectativas de inflação para os próximos meses e dificuldades de acesso ao crédito.

Ata do Fomc

Os investidores aguardam na quarta-feira (24) a divulgação das atas do Fomc pelo Federal Reserve (Fed).

As atas do Fomc podem indicar a possibilidade de uma pausa no ciclo de alta das taxas de juros.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.