Na próxima semana, serão divulgados dados importantes de janeiro. No Brasil, o Banco Central (BC) divulga o IBC-Br de novembro e, na China, sai o PIB do 4T21.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 16/01 a 22/01.

IGP-10 de Janeiro

A semana começa com a divulgação do IGP-10 de janeiro na segunda-feira (17), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No mês de dezembro de 2021, o índice de inflação registrou retração de -0,14%, influenciado pelo menor preço dos produtos industriais.

De acordo com a FGV, a projeção é que o IGP-10 registre retração de -0,5% em janeiro de 2022.

IBC-Br de Novembro

Na segunda-feira (17), o Banco Central (BC) divulga o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de novembro, índice considerado a prévia do PIB do país.

O IBC-Br registrou retração de -0,4% em outubro, acumulando alta de +4,99% entre janeiro a outubro de 2021.

Monitor do PIB de Novembro

Na quarta-feira (19), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE) divulga o Monitor do PIB de novembro.

No mês de outubro de 2021, o indicador sinalizou uma retração de -0,7% na atividade econômica e, permaneceu estável na comparação anual.

Confiança do Consumidor da Zona do Euro

Na sexta-feira (21), o mercado aguarda a divulgação dos dados da confiança do consumidor da Zona do Euro de janeiro pela Comissão Europeia.

Segundo agentes do mercado, a projeção é que a confiança do consumidor da Zona do Euro recua -9,0% em janeiro de 2022.

Vale ressaltar, que a queda da confiança do consumidor da Zona do Euro nos últimos meses, foi motivada pela alta inflação na região além dos crescentes casos de Covid-19.

PIB da China

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) da China está no radar dos indicadores econômicos mais aguardados pelo mercado nessa semana.

De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas da China, a projeção é que o PIB da China cresça +1,1% no 4T21.

O Produto Interno Bruto (PIB) da China do 4T21, deve refletir uma desaceleração no setor imobiliário e as medidas restritivas mais intensas de Covid-19.

Outros Indicadores

No Reino Unido, será divulgado os dados das vendas no varejo de dezembro, pelo Instituto Nacional de Estatísticas Britânico.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas Britânico, as vendas no varejo do Reino Unido deverá cair -0,6% em dezembro.

Na base anual, a projeção é um crescimento de +2,9% nas vendas no varejo do Reino Unido.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.