
A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos relevantes. O Banco Central (BC) irá revelar na segunda-feira (17), os dados IBC-Br referentes ao mês de maio.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
No exterior, o mercado aguarda a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) da China.
Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.
Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 17/07 a 21/07.
→ Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.
IPC-S
Na segunda-feira (17), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) irá divulgar o IPC-S da segunda quadrissemana de julho.
Durante a primeira semana de julho de 2023, o IPC-S registrou uma variação nula e acumulou um aumento de 3,45% nos últimos 12 meses.
Das sete capitais analisadas, seis apresentaram um aumento em suas taxas de variação.
IGP-10
Na segunda-feira (17), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) irá divulgar o Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10) referente ao mês de julho.
Em junho, o IGP-10 registrou uma queda de -2,20%, acumulando uma variação de -6,31% nos últimos 12 meses.
Segundo André Braz, coordenador da pesquisa, os preços das commodities de grande importância continuam em queda, o que tem impactado no resultado do índice.
→ Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.
IBC-Br
Na segunda-feira (17), o Banco Central (BC) irá divulgar os dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) referentes ao mês de maio, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).
No mês de abril, o IBC-Br apresentou um crescimento de 0,56%, superando as projeções do mercado.
A expectativa do mercado é que o IBC-Br registre uma variação nula em maio.
Monitor do PIB
Na próxima quarta-feira (19), os investidores estarão atentos à divulgação do Monitor do PIB/FGV referente ao mês de maio pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).
De acordo com o Monitor do PIB/FGV, no primeiro trimestre, a atividade econômica registrou um crescimento de 1,6% em comparação com o quarto trimestre de 2022, considerando-se dados com ajuste sazonal.
Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, destaca que o expressivo desempenho da agropecuária, com um crescimento de 10,9%, é o principal responsável pelo aumento de 1,6% na economia no primeiro trimestre em comparação com o quarto trimestre de 2022.
→ Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.
Temporada de Balanço do 2T23
Na quarta-feira (19), terá início a temporada de divulgação dos resultados do segundo trimestre das empresas listadas na B3, sendo liderada pela empresa Romi (ROMI3).
Durante o segundo trimestre, houve uma melhora no cenário macroeconômico, com a redução da inflação, desvalorização do câmbio do dólar, queda das taxas de juros futuros e um relativo aumento na atividade econômica.
No entanto, espera-se que essas melhorias no cenário macroeconômico sejam refletidas no médio prazo, gerando expectativas mais favoráveis para o futuro.
PIB da China
Neste domingo (16), o Escritório Nacional de Estatísticas da China irá divulgar o Produto Interno Bruto (PIB) referente ao segundo trimestre de 2023.
No primeiro trimestre de 2023, a atividade econômica da China registrou um avanço de 2,2%, alinhado com as estimativas do mercado. Para o segundo trimestre de 2023, o mercado espera um crescimento de 0,5% no PIB da China.
Segundo uma pesquisa da Reuters, é provável que a economia da China tenha crescido 7,3% no segundo trimestre em relação ao ano anterior, devido a uma base de comparação mais baixa. No entanto, o ímpeto de crescimento está diminuindo rapidamente.
→ Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.
Vendas no Varejo dos EUA
Na terça-feira (18), o mercado estará atento à divulgação dos dados das vendas no varejo dos Estados Unidos pelo Census Bureau.
É importante destacar que uma possível redução nos gastos do consumidor pode renovar as preocupações em relação a uma recessão econômica nos Estados Unidos.
→ Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.
Quer Saber Onde Investir?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.O QUE LER AGORA...
- Notícias
Ibovespa Sobe +0,64% após IPCA-15; MRFG3 +6,77%
- Notícias
Desembolsos de Crédito Rural do Banco do Brasil (BBAS3) Atingem Marca de R$ 100 Bilhões na Safra Atual
- Notícias
Bolsa Brasileira Volta a Atrair Atenção do Capital Estrangeiros e Saldo em Novembro Promete ser o Maior Desde 2020
- Notícias
Assaí (ASAI3) Reduz Investimentos e Desacelera Expansão Diante Custo Pesado da Dívida