
A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos importantes. Na terça-feira (16), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os dados do setor de serviços de março.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
No exterior, o mercado aguarda a divulgação da produção industrial dos Estados Unidos.
Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.
Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 15/05 a 19/05.
→ Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.
IPC-S
Na terça-feira (16), o mercado aguarda a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).
Na primeira quadrissemana de maio de 2023, o IPC-S aumentou em 0,61% e apresentou um aumento acumulado de 3,55% nos últimos 12 meses.
Dos sete centros urbanos avaliados, cinco observaram um aumento nas suas taxas de variação.
Setor de Serviços
Na terça-feira (16), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os dados do setor de serviços de março.
No mês de fevereiro, o setor de serviços aumentou de 1,1, acumulando alta de 7,8% em 12 meses.
Segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, os serviços de tecnologia da informação e o setor de transportes continuam ditando o ritmo dos serviços no país. Os segmentos mais dinâmicos seguem apresentando bom desempenho, enquanto aqueles mais afetados pela pandemia, principalmente as atividades presenciais, já superaram o longo distanciamento que tinham do período pré-pandemia.
→ Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.
Vendas no Varejo
Na quarta-feira (17), será divulgado os dados das vendas no varejo de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em fevereiro, volume de vendas no comércio varejista variou -0,1% frente a janeiro, na série com ajuste sazonal.
Cristiano Santos, gerente da pesquisa, afirma que os resultados de fevereiro se devem à recuperação após um período de Black Friday e Natal ruins, bem como à estabilidade da inflação em setores como alimentação em domicílio, que impacta hiper e supermercados.
IBC-Br
Na sexta-feira (19), será divulgado a prévia do PIB pelo Banco Central (BC).
O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) avançou 3,32% em fevereiro na comparação com janeiro.
De acordo com os dados do IBC-Br, no trimestre encerrado em fevereiro, houve um aumento de 0,82% em relação ao trimestre anterior.
Já em comparação ao mesmo período do ano passado, o índice apresentou um crescimento de 2,16%.
Produção Industrial dos EUA
Os investidores aguardam na quinta-feira (18) a divulgação dos dados da produção industrial dos Estados Unidos de abril pelo Federal Reserve (Fed).
As pesquisas indicam uma queda na produção industrial, o que deve manter o volume total de produção estável desde o aumento de março.
Além disso, os preços mais baixos do petróleo estão limitando o aumento da produção no setor de energia.
Se houver uma leitura acima do esperado, isso poderia ser considerado inflacionário, sustentando a postura agressiva do Fed.
→ Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.