Na próxima semana, será divulgado o IPCA de Fevereiro e avançará votação da PEC Emergencial no Congresso.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários sobres os destaques do mercado financeiro da semana de 07/03 a 13/03.

Divulgação IPCA

Na quinta-feira, 11/03, será divulgado o IPCA referente a Fevereiro. O indicador ganha mais atenção, devido ao fato de que o Copom vai se reunir na semana seguinte para determinar a taxa de juros básica da economia.

O resultado da inflação ajudará a reavaliar as projeções para a Selic. O IPCA-15, considerado prévia da inflação oficial, ficou em 0,48% em Fevereiro.

Antes do IPCA, também será divulgado o IGP-DI, ainda na segunda-feira, 08/03. O índice é considerado termômetro da inflação oficial.

PEC Emergencial

Após aprovação no Senado, nos próximos dias a PEC Emergencial será analisada pela Câmara dos Deputados. Segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira, existe a intenção de pular as etapas de comissões e levar o texto diretamente ao plenário.

Caso esse plano seja seguido, a votação da admissibilidade pode ocorrer na terça-feira, 09/03, enquanto a votação do mérito pode ocorrer na quarta-feira, 10/03.

Indicadores da Zona do Euro

Na terça-feira, 09/03, serão divulgados indicadores da Zona do Euro. O principal deles é o PIB revisado da região. A expectativa, segundo compilação da Refinitiv, é de -5% na base anual.

Também serão divulgados os números de emprego, que colaboram para a avaliação dos efeitos da segunda onda de Covid-19 sobre a economia da Zona do Euro.

Indicadores da China

Na terça-feira, 09/03, a China apresenta seus índices de inflação ao produtor e ao consumidor. As projeções indicam recuo de -1,5% no primeiro e de -0,4% no segundo.

Outros dados econômicos do gigante asiático também devem ser divulgados na próxima semana.

Pacote de Estímulo nos EUA

Nos EUA, o Congresso deve dar andamento à análise da proposta de pacote de estímulo financeiro no valor de US$ 1,9 trilhão.

Na semana passada, o presidente Joe Biden e líderes do partido democrata no Senado entraram em acordo sobre o limite para o auxílio aos indivíduos de menor renda durante a pandemia. O auxílio, parte do pacote de estímulo, deve ter valor máximo de US$ 1.400.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.