A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos relevantes. Na quarta-feira (01), os investidores aguardam a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) sobre a taxa Selic.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, os mercados estarão atentos à divulgação do payroll nos Estados Unidos.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 30/10 a 03/11.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Sondagem de Serviços

Na segunda-feira (30), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) está programando a divulgação dos dados da confiança de serviços referente a outubro.

Em setembro, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou -0,5 ponto, atingindo 96,9 pontos, marcando a segunda queda consecutiva.

A situação atual demonstra melhores condições de negócios em relação aos meses anteriores e a manutenção da demanda que vem sendo recuperada aos poucos, reforçando a resiliência do setor, como avaliou Stéfano Pacini, economista do FGV Ibre.

Sondagem do Comércio

Na segunda-feira (30), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) está se preparando para apresentar os dados da sondagem do comércio referente ao mês de outubro.

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) recuou -1,6 ponto em setembro, atingindo 92,2 pontos.

Em médias móveis trimestrais, também houve uma queda de -0,7 ponto, sendo a primeira após cinco altas consecutivas.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IGP-M

Na segunda-feira (30), os investidores estarão atentos à divulgação do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de outubro pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).

O IGP-M variou 0,37% em setembro, após uma queda de -0,14% no mês anterior.

André Braz, coordenador da pesquisa, destaca que os índices ao produtor e ao consumidor foram fortemente afetados pelo aumento nos preços dos combustíveis ocorrido em agosto, o que se refletiu integralmente na apuração do IGP-M de setembro.

Produção Industrial

Na quarta-feira (01), os investidores estarão ansiosos pela divulgação dos dados da produção industrial referente ao mês de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A indústria do país apresentou uma variação positiva de 0,4% na passagem de julho para agosto, compensando parte da queda de -0,6% verificada no mês anterior.

André Macedo, analista da pesquisa, afirma que o setor industrial permanece operando em um quadro de "perdas e ganhos", mantendo-se em torno do mesmo patamar.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Decisão da Taxa Selic

Na quarta-feira (01), todos os olhos dos investidores se voltam para a aguardada decisão da taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).

Em setembro, o Copom reduziu a taxa básica de juros para 12,75% ao ano, marcando o segundo corte consecutivo, iniciado em agosto.

A decisão segue o ritmo de queda de agosto e dá continuidade ao processo de redução dos juros no país, que se espera que se estenda até o próximo ano.

Declaração do Fomc

Na quarta-feira (01), os investidores voltarão sua atenção para a reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed).

A maioria dos investidores aposta que o Fed encerrou o ciclo de aperto após o presidente Jerome Powell afirmar que o aumento dos rendimentos de longo prazo reduz a necessidade de novos aumentos nas taxas.

No entanto, alguns acreditam que outro aumento poderá ocorrer quando o banco central se reunir novamente em dezembro.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Payroll

Na sexta-feira (03), a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos divulgará os dados do payroll referentes a outubro.

Após a criação de 336.000 empregos em setembro, os economistas esperam um crescimento mais moderado de 182.000 postos, o que ainda é consistente com um mercado de trabalho robusto.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.