A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos relevantes. Na segunda-feira (18), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) apresentará os números do IGP-10 referentes a setembro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, a atenção do mercado se voltará para a declaração do Fomc.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 18/09 a 22/09.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IGP-10

Na próxima segunda-feira (18) o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) tem programada a divulgação da inflação calculada pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) referente a setembro.

No mês de agosto, o IGP-10 registrou uma queda na inflação de -0,13%, resultando em uma redução de -7,37% nos últimos 12 meses.

Produtos-chave, incluindo soja, bovinos, milho e café, influenciaram na redução da deflação do IGP-10, segundo André Braz, coordenador da pesquisa.

IBC-Br

Na segunda-feira (18), o Banco Central (BC) apresentará os dados do IBC-Br, uma prévia do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em julho.

No último mês de junho, o IBC-Br registrou um crescimento de 0,63%, recuperando-se da queda de 2,0% observada em maio.

Os analistas, conforme o consenso Refinitiv, previam um aumento mensal de 0,6% no índice.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Decisão da Taxa Selic

Na próxima quarta-feira (20), os investidores estarão atentos a decisão da nova taxa Selic, que será anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).

Conforme as projeções do mercado, é esperado que os membros da autarquia reduzam a taxa em 0,50 ponto percentual, estabelecendo-a em 12,75% ao ano.

No mais recente comunicado, o Comitê indicou que, caso o cenário previsto se concretize, planejam uma redução igualmente significativa nas próximas reuniões.

Monitor do PIB

Na quarta-feira (20), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) tem agendada a divulgação dos dados do Monitor do PIB.

De acordo com o Monitor do PIB-FGV, a atividade econômica apresentou um crescimento de 0,2% no segundo trimestre em comparação com o primeiro, levando em consideração os dados ajustados sazonalmente.

Após o notável crescimento no primeiro trimestre deste ano, a atividade econômica mostrou uma desaceleração no segundo trimestre. Apesar da marcante retração na agropecuária, os modestos crescimentos nos setores industrial e de serviços contribuíram para o resultado positivo de 0,2% no segundo trimestre, como afirmado por Juliana Trece, coordenadora da pesquisa.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Declaração do Fomc

Na quarta-feira (20), os investidores aguardam com expectativa a declaração do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) sobre sua estratégia de aumentar as taxas de juros para combater a inflação.

Os membros do Federal Reserve (Fed) vão analisar os dados econômicos para avaliar o impacto dos aumentos das taxas até agora na desaceleração da economia e a velocidade com que a inflação está diminuindo.

Os líderes da Fed já indicaram a probabilidade de manter a taxa estável nesta reunião, adiando aumentos, para avaliar o impacto dos 11 aumentos anteriores desde março de 2022 na economia e observar se a inflação continua a se estabilizar em direção à meta anual do Fed de 2%.

PMI Industrial dos EUA

Na próxima sexta-feira (22), os investidores estarão de olho na divulgação do Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial dos Estados Unidos referente a setembro, realizado pelo S&P Global.

No último mês, o PMI industrial dos EUA caiu de 49,0 em julho para 47,9 na leitura final de agosto, ficando abaixo da expectativa dos analistas da FactSet, que previam 47,0.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.