
A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos importantes. Na quarta-feira (21), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciará a decisão sobre a nova taxa Selic.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
No exterior, o mercado aguarda a fala de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed).
Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.
Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 19/06 a 23/06.
→ Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.
Monitor do PIB
O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) divulgará nesta terça-feira (20) o relatório mais recente do Monitor do PIB/FGV, referente ao mês de abril.
De acordo com o Monitor do PIB-FGV, a atividade econômica registrou um crescimento de 1,6% no primeiro trimestre, em comparação com o quarto trimestre de 2022, considerando ajustes sazonais nos dados.
Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, destaca que o setor agropecuário teve um desempenho expressivo, com um crescimento de 10,9%, sendo o principal responsável pelo aumento de 1,6% na economia durante o primeiro trimestre, em comparação com o quarto trimestre de 2022.
Decisão da Taxa Selic
Na próxima quarta-feira (21), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) irá se reunir para definir a nova taxa básica de juros.
Essa será a terceira reunião do Copom desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e ocorrerá em um momento em que há pressões para a redução da taxa.
A última reunião do Copom aconteceu em maio, quando foi decidido manter a taxa em 13,75% ao ano, nível que se mantém desde agosto de 2022 e é o mais alto desde dezembro de 2016.
→ Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.
IGP-M
Na sexta-feira (23), os investidores aguardam a divulgação do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre).
Em maio, o IGP-M registrou uma queda de -1,84%, após uma queda de -0,95% no mês anterior.
Com esse resultado, o índice acumula uma taxa de -2,58% no ano e de -4,47% nos últimos 12 meses.
A deflação observada no índice ao produtor é a maior registrada em sua série histórica e foi influenciada pela redução nos preços de cinco principais commodities, que juntas representam cerca de 1/4 do peso total do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA). Entre elas, destaca-se o comportamento dos preços do minério de ferro e da soja, conforme destaca André Braz, gerente da pesquisa.
Confiança do Consumidor
Na sexta-feira (23), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) irá divulgar os dados da confiança do consumidor referentes ao mês de junho.
No mês passado, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV Ibre registrou um aumento de 1,4 ponto, atingindo 88,2 pontos, o maior nível desde outubro de 2022.
Após se estabilizar no último mês, o aumento na confiança dos consumidores foi impulsionado pela melhora das expectativas para os próximos meses, um padrão que também foi observado de forma generalizada entre diferentes faixas de renda. No entanto, as famílias de maior poder aquisitivo apresentaram perspectivas futuras mais negativas, conforme destaca Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre.
→ Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.
IPC-S
Na próxima sexta-feira (23), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) irá divulgar os dados do IPC-S referentes à terceira quadrissemana de junho de 2023.
Na segunda quadrissemana de junho de 2023, o IPC-S registrou uma queda de 0,17% e acumulou um aumento de 2,15% nos últimos 12 meses.
A maior contribuição para o resultado do IPC-S veio do grupo de transportes, cuja taxa de variação passou de -0,79% na primeira quadrissemana de junho de 2023 para -1,43% na segunda quadrissemana de junho de 2023.
Resultados da FedEx
Na terça-feira (20), o mercado aguarda a divulgação dos resultados do quarto trimestre da empresa americana de logística FedEx.
Nesta semana, os resultados financeiros da FedEx serão monitorados de perto, uma vez que a empresa é responsável por uma parcela significativa do transporte de mercadorias nos Estados Unidos e ao redor do mundo.
Os resultados serão usados como um indicador do apetite de consumo dos consumidores, enquanto Wall Street debate se a economia se recuperará ou entrará em um período de recessão no segundo semestre deste ano.
→ Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.
Fala de Powell
O depoimento de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), agendado para quarta-feira (21), é esperado com grande expectativa pelos investidores.
Os investidores estarão mais uma vez atentos ao banco central dos Estados Unidos, uma vez que o presidente do Fed, Jerome Powell, está programado para testemunhar perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara.
→ Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.