A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos relevantes. Na terça-feira (19), a atenção dos investidores estará voltada para a divulgação da ata do Copom pelo Banco Central (BC).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, os investidores estarão de olho na divulgação dos dados de inflação nos Estados Unidos.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 18/12 a 22/12.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IPC-S

Na segunda-feira (18), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre) irá anunciar o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) referente à segunda quadrissemana de dezembro.

O IPC-S da primeira quadrissemana de dezembro teve um aumento de 0,33%, contribuindo para um aumento acumulado de 3,60% nos últimos 12 meses.

Das sete capitais analisadas, seis apresentaram aumento em suas taxas de variação.

Ata do Copom

Na terça-feira (19), os investidores estarão focados na divulgação da ata do Copom pelo Banco Central (BC).

Recentemente, o Comitê de Política Monetária (Copom) optou por reduzir a taxa básica de juros, a Selic, pela quarta vez consecutiva.

Na ata referente ao encontro do Copom em novembro, o comitê enfatizou que a inflação ao consumidor segue a trajetória esperada de desinflação, com uma composição benigna, exibindo desaceleração tanto na inflação de serviços quanto nos núcleos de inflação.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Prévia do PIB

Na quarta-feira (20), os investidores estarão atentos à divulgação do IBC-Br pelo Banco Central (BC), um indicador considerado uma prévia do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro referente a outubro.

Em setembro, o IBC-Br teve uma queda de -0,06%, após um recuo revisado de -0,81% em agosto.

Comparado a setembro de 2022, o indicador registrou um aumento de 0,32%.

Sondagem do Consumidor

Na sexta-feira (22), os investidores aguardam ansiosamente a divulgação do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre), referente a dezembro.

O ICC registrou uma queda de -0,2 ponto em novembro, atingindo 93,0 pontos, marcando o menor nível desde junho deste ano, quando estava em 92,3 pontos.

Considerando a média móvel trimestral, o índice retraiu pelo segundo mês consecutivo, recuando -1,3 ponto e alcançando 94,4 pontos.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

PIB dos Estados Unidos

Na quinta-feira (21), os investidores estão na expectativa pela divulgação da terceira revisão do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos referente ao 3T23, divulgada pelo Escritório de Análise Econômica do país.

As projeções do mercado apontam para um crescimento de 5,2% na comparação trimestral.

Na segunda leitura preliminar, o PIB dos Estados Unidos também foi registrado em 5,2% no 3T23.

Inflação dos Estados Unidos

Na sexta-feira (22), os investidores estão ansiosos pela divulgação da atualização da inflação referente a novembro, medida pelo relatório do índice de preços de gastos com consumo (PCE, sigla em inglês), o indicador-chave de inflação do Federal Reserve (Fed).

As expectativas do mercado apontam para a estabilidade do índice de preços PCE pelo segundo mês consecutivo em novembro.

Enquanto isso, a principal medida, que exclui alimentos voláteis e os custos de energia, é projetada para um aumento de 0,2%.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.