A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos importantes. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá divulgar na próxima terça-feira (27) o IPCA-15 referente ao mês de junho.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, o mercado aguarda a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 26/06 a 30/06.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Sondagem do Consumidor

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) irá divulgar na próxima segunda-feira (26) os dados referentes à confiança do consumidor no mês de junho.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou um avanço de 1,4 ponto em maio, atingindo 88,2 pontos, o maior nível desde outubro de 2022, quando o indicador havia alcançado 88,6 pontos.

A economista do FGV Ibre, Anna Carolina Gouveia, destaca que esse resultado pode estar relacionado à sensação de alívio em relação à inflação no curto prazo, à resiliência do mercado de trabalho e ao aumento do salário mínimo.

Ata do Copom

Na próxima terça-feira (27) o Banco Central (BC) irá divulgar a ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada na semana passada.

O Copom decidiu recentemente manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, nível que está em vigor desde agosto de 2022.

Em comunicado, o Comitê ressaltou a presença de fatores de risco na alta da inflação e nas expectativas inflacionárias, como a persistência das pressões inflacionárias globais e a incerteza em relação à aprovação do arcabouço fiscal pelo Congresso Nacional.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IPCA-15

Na próxima terça-feira (27) os investidores estarão atentos à divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em maio, o IPCA-15 registrou um avanço de 0,51%, uma queda de 0,06 ponto percentual em relação à taxa de abril.

No grupo de Transportes, a variação negativa foi impulsionada pela queda de 17,26% nos preços das passagens aéreas, que foi a maior influência negativa em maio, após um aumento de 11,96% em abril.

Sondagem da Indústria

Na próxima quarta-feira (28) o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) irá divulgar os dados referentes à confiança da indústria no mês de junho.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) registrou uma queda de -1,6 ponto em maio, atingindo 92,9 pontos.

Em médias móveis trimestrais, o índice subiu pelo terceiro mês consecutivo, com uma variação de 0,3 ponto, alcançando 93,9 pontos.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IGP-M

Na próxima quinta-feira (29) o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) irá divulgar o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) referente ao mês de junho.

O IGP-M registrou uma queda de -1,84% em maio, após uma queda de -0,95% no mês anterior. Com esse resultado, o índice acumula uma taxa de -2,58% no ano e de -4,47% nos últimos 12 meses.

Segundo André Braz, coordenador da pesquisa, a deflação observada no índice ao produtor foi a maior registrada em sua série histórica, sendo influenciada pela redução dos preços de cinco importantes commodities, que juntas respondem por cerca de 1/4 do peso total do IPA.

Inflação dos EUA

Na próxima quinta-feira (29) o mercado estará atento à divulgação do Índice de Preços de Despesas de Consumo Pessoal (PCE) pelo Bureau of Economic Analysis (BEA).

As previsões indicam que o indicador de inflação preferido pelo Fed tenha registrado um aumento de 0,2% no mês passado, após um crescimento de 0,4% em abril. Em termos anuais, é esperado que tenha subido 4,1%, desacelerando em relação aos 4,4% registrados em abril.

Já os preços básicos do PCE, que excluem os custos voláteis de alimentos e energia, provavelmente apresentaram um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior, também desacelerando em comparação aos 4,7% registrados em abril.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

PIB dos EUA

A divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, programada para quinta-feira (29) pelo Bureau of Economic Analysis, está sendo aguardada com grande expectativa pelos investidores.

As projeções do mercado indicam que a maior economia do mundo deverá registrar um crescimento de 1,4% no primeiro trimestre de 2023.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.