A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos relevantes. Na próxima sexta-feira (11), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referentes ao mês de julho.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, o mercado aguarda a divulgação da inflação ao consumidor dos Estados Unidos.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 07/08 a 11/08.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IGP-DI

Na próxima segunda-feira (07), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) divulgará o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) referente a julho.

Em junho, o IGP-DI apresentou uma queda de -1,45%, mostrando um avanço em relação ao mês anterior, quando a taxa foi de -2,33%.

O coordenador da pesquisa, André Braz, ressaltou que as reduções menos acentuadas nos preços do milho e da soja contiveram a deflação ao produtor. Além disso, no Índice de Preços ao Consumidor (IPC), os preços dos alimentos caíram 0,36% e os impostos sobre veículos zero km foram reduzidos, resultando em uma queda média de 0,10% nos preços ao consumidor.

IPC-S

Na terça-feira (08), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) divulgará o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) referente à primeira quadrissemana de agosto.

Na quarta quadrissemana de julho, o IPC-S apresentou um aumento de 0,07%, acumulando uma alta de 3,53% nos últimos 12 meses.

Das sete capitais pesquisadas, cinco registraram acréscimo em suas taxas de variação.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Ata do Copom

Na terça-feira (08), os investidores estão aguardando a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) pelo Banco Central (BC).

Em sua mais recente reunião, o Copom optou por reduzir a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, estabelecendo-a em 13,25% ao ano.

A medida representa a primeira redução dos juros básicos da economia desde agosto do ano passado, quando a taxa estava em 13,75%.

Vendas no Varejo

Na quarta-feira (09), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá divulgar os dados das vendas no varejo referentes ao mês de junho.

Em maio, as vendas no varejo apresentaram um recuo de -1,0% em relação a abril, considerando a série com ajuste sazonal.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas também registrou uma queda em maio, atingindo -1,1%.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Setor de Serviços

Na próxima quinta-feira (10), os investidores estarão atentos à divulgação dos dados do setor de serviços referentes ao mês de junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em maio, o setor de serviços registrou um crescimento de 0,9%, marcando uma recuperação após o recuo de -1,5% no mês anterior.

Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, destaca que, além do crescimento generalizado nas diversas atividades, o setor de transportes se destacou como um dos principais impulsionadores dessa expansão em maio.

IPCA

Na sexta-feira (11), os investidores estarão atentos à divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal indicador de inflação do país, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em junho, o IPCA apresentou uma queda de -0,08%, ficando 0,31 ponto percentual abaixo da taxa de maio, que foi de 0,23%.

Segundo o analista da pesquisa, André Almeida, a principal contribuição para o resultado de deflação no mês de junho veio da queda nos preços dos grupos alimentação e bebidas, assim como dos transportes.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Inflação dos EUA

Na quinta-feira (10), a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos divulgará os dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) referentes ao mês de julho.

De acordo com as expectativas do mercado, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) deve apresentar um aumento de 0,2% em julho, pelo segundo mês consecutivo, após a exclusão dos custos de alimentos e energia.

Economistas e autoridades do Federal Reserve (Fed) consideram essa medida básica como um indicador mais confiável da inflação subjacente.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.