O que é Cadeia Produtiva

Cadeia Produtiva é um processo que envolve um conjunto de etapas sucessivas que se iniciam a partir da obtenção e transformação dos insumos até a constituição de um produto final, em geral em forma de mercadoria.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dito de outra forma, Cadeia Produtiva é um conceito que designa um conjunto de fases operacionais nas quais alguns insumos são convertidos e transformados em um bem ou serviço.

Esse conceito surgiu na década de 60 e abarca uma infinidade de processos de trabalho, como por exemplo no agronegócio, nas indústrias, nos frigoríficos, na pesca e até no manuseio de metais preciosos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Cadeia Produtiva 

Uma Cadeia Produtiva apresenta fases operacionais consecutivas, portanto, isso significa que os estágios técnicos da elaboração dos produtos são realizados por unidades interligadas, que vão adicionando funções.

Desde a extração do insumo, caso ele seja oriundo de algum processo natural, ou da elaboração desse insumo, passando pelo manuseio da matéria-prima até a finalização e acabamento de um produto final.

Essas operações, além de estarem interconectadas, são economicamente interessadas, ou seja, advém de algum interesse ou finalidade econômica.

Assim, a Cadeia Produtiva abrange uma variedade de setores, como:

  • Insumos e matérias-prima - busca e, se necessário, extração da matéria original essencial para a elaboração do produto, com ou sem participação de empresas de extração
  • Serviços de apoio financeiro ou logístico - empréstimos, créditos, financiamentos e até empresas que possam auxiliar no percurso da matéria prima, como por exemplo o LCA e o CRA fazem com o agronegócio
  • Máquinas, ferramentas e equipamentos - todos os materiais utilizados para que a matéria-prima, ao ser lapidada, se transforme
  • Setores de produção e processamento - linha de produção e outras etapas nas quais as máquinas e ferramentas são sucessivamente utilizadas
  • Armazenamento, distribuição e comercialização - após a elaboração, o produto precisará ser armazenado corretamente e, posteriormente, distribuído para os comércios e consumidores

Cadeia Produtiva e Mercado 

O tipo mais comum de Cadeia Produtiva é composto por uma superposição de, no mínimo, quatro mercados diferentes em si:

  • Mercado entre os produtores de insumos e os produtores rurais;
  • Mercado entre os produtores rurais e a agroindústria;
  • Mercado entre a agroindústria e distribuidores, e finalmente;
  • Mercado entre distribuidores e consumidores finais;

Sendo assim, podemos elencar aqui, nesse cenário hipotético, cinco agentes da Cadeia Produtiva: produtores de insumos, produtores rurais, agroindústria, distribuidores e consumidores finais.

A função de cada uma varia conforme seu interesse econômico no processo produtivo. 

Por exemplo, por ser a etapa final do processo, isto é, o consumo, os consumidores finais apenas adquirem o produto a fim de empregar alguma função, comer, instalar, etc.

Por outro lado, a agroindústria, em geral o centro da cadeia produtiva por ser o momento de transformação das matérias-primas, objetiva somente elaborar uma mercadoria que tenha mercado e que gere retornos financeiros.

Exemplo Cadeia Produtiva

De acordo com a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), uma cadeia produtiva do agronegócio se caracteriza por cinco elos.

O primeiro deles é o fornecimento dos insumos, como sementes, adubos, rações, máquinas e quaisquer implementos ou tecnologias agrícolas.

Em um segundo momento, estão os produtores rurais cuja função é utilizar a terra para produção de commodities, como madeira, cereais, leite e até carne.

Em seguida entram em cena os processadores, responsáveis por pré-beneficiar, beneficiar ou transformar os matérias recebidas dos agricultores.

Os atacadistas e varejistas, em quarto lugar, se ocupam de abastecer redes de supermercados, postos de venda e mercados a fim de disponibilizar ou comercializar os produtos. 

Por fim, os consumidores finais, ponto final da comercialização, adquirem os produtos para consumo, seja em mercado doméstico ou externo.

Para que serve Cadeia Produtiva 

O conhecimento completo de determinada cadeia produtiva pode auxiliar tanto a empresa responsável pelo processo quanto um potencial investidor.

Isso porque o conhecimento da cadeia permite uma análise das lacunas, das vantagens e das melhorias de um negócio.

No caso do investidor, por exemplo, ao identificar dentro de uma cadeia produtiva um setor que esteja em expansão ou que possa oferecer boa rentabilidade, ele poderá alocar seus ativos e investir nessa área.