O que é Buyout

Buyout é uma modalidade de aquisição de controle na qual o quadro diretor ou alguns gerentes de determinada empresa adquirem uma grande parte ou a totalidade dessa, tornando-se sócios controladores.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outras palavras, Buyout é a aquisição do controle acionário de uma empresa, isto é, do capital da empresa, por parte de uma parcela ou do conjunto de seus diretores.

Essa operação também pode ser encontrada no mercado financeiro como operação de compra ou Management Buyout (MBO).

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Motivos Buyout 

Existem várias razões para a ocorrência de um Buyout e, algumas das vezes, esses motivos podem se mesclar. Em geral, um Buyout envolve questões estratégicas. Alguns dos motivos mais comuns são:

  • Realização de um MBO a fim de facilitar a administração da empresa, pois o poder de decisão passa a estar mais concentrado nas mãos do quadro diretor
  • Um Buyout pode impossibilitar a compra da empresa por um concorrente, mantendo o controle na mão de algum sócio
  • Quando uma empresa de capital aberto deseja retornar para capital fechado, encerrando suas ações na bolsa, um grupo de sócios pode assumir o controle e realizar essa operação
  • Em situações na qual a atual gestão está descontente ou com risco de falência iminente
  • O quadro diretor sente que a única forma de resguardar seus empregos é adquirindo a parte majoritária da empresa
  • Em casos de disputas ou impasses em uma empresa de cunho familiar

Vale salientar que, via de regra, a operação de compra é realizada pelos gestores em razão do conhecimento geral e irrestrito desses a respeito dos pontos fortes e fracos da empresa.

Como funciona Buyout 

O processo de um Buyout é desencadeado quando um conjunto de gestores de uma empresa se propõem a adquiri-la por algum dos motivos acima elencados.

Em seguida, o mais comum é que apresentem uma oferta formal ao Conselho de Administração da empresa com o intuito de iniciar as negociações. Contudo, esse procedimento não é uma exigência formal.

Em alguns casos, o conselho pode recomendar aos acionistas que vendam suas ações.

Se o capital da empresa estiver disperso na bolsa, a aquisição é feita mediante uma oferta pública de aquisição. Agora, se o capital for controlado por um conjunto de acionistas, a operação necessitará do consentimento desses.

É possível também que, dado o montante despendido para a operação de compra, haja envolvimento de algumas instituições que financiam o valor total.

Management Buyouts e Leveraged Buyouts

MBO, como é conhecido um Management Buyout, é uma modalidade mais comum de buyout, na qual o financiamento necessário provém de uma combinação entre dívida e patrimônio de compradores e financiadores.

Contudo, existe uma modalidade menos conhecida que é denominada Leveraged Buyouts. No caso de um LBO, a operação é realizada com uma significativa quantia obtida através de empréstimos.

Sendo assim, o comprador que faz uso da LBO adquire a empresa a parte de uma dívida com um terceiro, o que por vezes é uma estratégia de alto risco em razão das perspectivas de retorno.

Exemplo Buyout

Um ótimo exemplo de MBO ocorrido há alguns anos atrás foi efetuado por Michael Dell, fundador da empresa de computadores Dell.

Após ver a Dell perder mercado para outras concorrentes e seu lucro cair mais de 70%, além de alguns problemas administrativos, Michael Dell resolveu adquirir a empresa que ele próprio fundou.

Assim, em 2013, os acionistas da Dell aprovaram a oferta de, aproximadamente, US$ 25 bilhões de Michael Dell para comprar a companhia e fechar seu capital, concluindo um processo de MBO.

Conforme as informações disponíveis na época, a intenção de Michael Dell era torná-la privada para que, com maior controle, ele pudesse fazer mudanças radicais em uma empresa que estava com uma situação delicada.

Participaram da operação como financiadoras da dívida empresas como Barclays, Credit Suisse, BofA Merrill Lynch e, inclusive, a Microsoft, outra grande empresa de computadores.