O que é Buy side

Buy side é um termo utilizado para designar instituições financeiras e agentes que participam do mercado financeiro comprando e investindo em títulos, ativos e outras aplicações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outros termos, Buy side são os analistas e profissionais que, geralmente, trabalham para investidores institucionais, ou diretamente para empresas, a fim de avaliar e recomendar a compras.

Muitas das vezes, Buy side também é usado para mencionar determinadas empresas que administram recursos e que possuem capacidade de tomar decisões de investimento.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Buy side 

O Buy side compõe uma área do mercado financeiro voltada para instituições que compram e investem diretamente para seus clientes. Como o próprio nome diz, é o “lado da compra”.

No entanto, outras instituições também podem ser classificadas como Buy side:

Uma empresa baseada em atividades de Buy side se envolverá com compras de ações, títulos e outros produtos financeiros, principalmente fundos de hedge e mútuos, conforme as necessidades e a estratégia da carteira dos clientes.

Por fim, vale ressaltar que, tendo em vista que Buy side se envolve com compras de grandes blocos de títulos de mercado, é comum encontrarmos empresas de maior prestígio que dominam e influenciam o mercado.

Objetivos Buy side

Os buy sides tradicionalmente eram os analistas que trabalhavam a serviço das gestoras de recursos. Contudo, essa expressão foi ampliada e hoje é utilizada para descrever os consultores e gestores de recursos registrados na CVM.

O objetivo desses profissionais é administrar da maneira mais satisfatória os recursos de seus clientes, buscando os melhores rendimentos e as menores perdas.

Para isso, identificam, a partir de pesquisas e análise de mercado, e compram ativos subvalorizados que apresentam um potencial de valorização considerável a fim de criar valor para os clientes. 

Com ativos mais valiosos e rentáveis, a empresa consegue também uma melhora na posição da carteira de seu cliente.

Por outro lado, sua remuneração está diretamente relacionada com o resultado do fundo em que trabalha, oriundo dos resultados dos investimentos recomendados. Em razão disso, fica evidente o interesse dos profissionais em bons resultados.

Normalmente, as análises de um profissional Buy side são internas e cobrem uma área específica. Portanto, ele é conhecedor e especialista de um “perímetro” do mercado financeiro, no qual efetua suas análises e estratégias.

Além disso, um bom analista buy side necessita rastrear muito bem o mercado, com fontes seguras de informações, para tomar as melhores decisões.

Buy side e Sell side 

Grosso modo, o mercado financeiro é dividido em dois setores com funcionalidades distintas: o Buy side e o Sell side

Ainda que suas funções possam parecer semelhantes e embora estejam submetidas às mesmas regras da CVM, são figuras que atuam de forma distinta.

A principal diferença entre as duas atividades é o destino de suas análises, isto é, o público final.

As análises de mercado e o estudo de uma empresa, quando relacionado ao Buy side, são mantidas e desenvolvidas totalmente dentro da empresa, enquanto que no Sell side são vendidas aos clientes.

Portanto, por um lado o Buy side administra os recursos do cliente fazendo estudos internos, analisando os riscos e tomando as decisões a respeito de como direcionar o portfólio do cliente. 

Por outro lado, o Sell side age como uma “consultoria” ao desenvolver relatórios e análises a fim de vender sua estratégia para um terceiro. Esse profissional mapeia o mercado e vende uma ideia de investimentos.

Logo, se em um dos casos as análises se mantém nas dependências da empresa, na outra as análises são a própria mercadoria disponível.