O que é Buy and Hold

Buy and Hold é uma estratégia de investimento na qual o investidor compra os ativos e os mantêm na carteira por um prazo longo, mas não determinado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outras palavras, Buy and Hold é uma forma de se investir voltada para a manutenção de ativos em sua carteira e priorizando a rentabilidade e a valorização de longo prazo, por vezes anos ou décadas.

Essa modalidade de investimento é reconhecida internacionalmente por ter Warren Buffett como um de seus principais entusiastas, bem como Benjamin Graham como um de seus pioneiros.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Buy and Hold 

Qualquer investidor que decide entrar no mercado de renda variável necessita, de antemão, estabelecer dois objetivos iniciais. 

Primeiramente, descobrir seu perfil de investidor, pois isso permitirá uma compreensão melhor dos riscos, dos retornos e de sua disponibilidade financeira.

Em segundo lugar, ele precisa definir, dentre várias existentes, sua estratégia de investimento, pois uma definição certeira é fundamental para ter sucesso. Nesse momento entra em cena a Buy and Hold.

A tradução desse termo em português seria, literalmente, “comprar e manter”, o que já diz muito sobre essa técnica. Assim, a meta é comprar ativos e mantê-los em sua carteira por um prazo longo e indeterminado. 

O principal foco dessa estratégia é a manutenção dos ativos a longo prazo, pois historicamente a bolsa de valores se mostra o melhor investimento em longo prazo.

Isso significa que os ganhos virão da valorização das cotas compradas, mas também da distribuição dos dividendos ao longo dos anos.

Em outros termos, parte dos ganhos virão da melhora do preço das ações, mas outra parte importante virá dos dividendos, que são os lucros de uma empresa distribuídos periodicamente.

No entanto, é preciso estudar bastante, pois nem todas empresas trarão dividendos. Para isso, o conhecimento da análise fundamentalista é essencial.

O holder, como são conhecidos os investidores que utilizam essa técnica, devem estar atentos aos resultados da empresa, suas perspectivas futuras, seus balanços e também qualquer fator que interfira no futuro dessa.

Vantagens Buy and Hold

O Buy and Hold apresenta uma série de vantagens advindas de seu tempo de manutenção na carteira. Destacam-se sete principais:

  • Menor custo operacional - com as operações reduzidas, as taxas se tornam menos frequentes
  • Menor tempo despendido - se o investimento é de longo prazo, a preocupação em acompanhar diariamente o mercado se reduz
  • Possibilidade de ganho real - retornos mais expressivos em razão do sucesso de uma empresa
  • Recebimento de dividendos - a recepção dos lucros de uma empresa se torna uma forma de lucrar
  • Maior possibilidade de diversificação - no Buy and Hold é possível diversificar os investimentos e diluir os riscos das operações
  • Diferentes formas de lucrar - é possível lucrar de formas diferentes do preço da ação, tais como recebimento dos dividendos, bonificações, entre outras
  • Menor exposição à volatilidade - as oscilações de curto prazo não preocupam tanto o holder, pois seus retornos são pensados para longo prazo

Desvantagens Buy and Hold

No entanto, como toda e qualquer estratégia de investimento, o Buy and Hold apresenta algumas desvantagens. Quatro delas são as principais:

  • Período muito longo - os resultados esperados só chegam após um longuíssimo período de aplicação, o que requer paciência
  • Oportunidades momentâneas da bolsa perdidas - o investimento de longo prazo, somado a falta de regularidade em acompanhar o mercado, pode fazer com que o investidor perca algumas oportunidades repentinas
  • Momento exato da venda - outro problema se refere ao timing da venda, pois muitos podem demorar demais ou se “esquecer” dos investimentos depois de muito tempo
  • Muito estudo e análise - identificar um ativo que vale a pena investir de tal forma requer muitas horas dedicadas às análises, bem como uma ampliação de seu conhecimento

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é Buy and Hold, consulte o artigo completo sobre Buy and Hold.