O que é Bullish

Bullish é um termo utilizado para descrever um contexto financeiro favorável e um clima de otimismo para investir em virtude de tendências de alta no mercado em geral ou em ativos específicos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outras palavras, trata-se de um momento em que o mercado está aquecido e as ações estão em alta, pairando um sentimento de otimismo. Em consequência, as ações devem continuar subindo e os investimentos rendendo.

Esse termo, que se tornou recorrente no mercado financeiro global, embora tenha se popularizado pioneiramente nos Estados Unidos, também pode ser encontrado como Bull Market.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História Bullish 

Qualquer investidor, seja novato ou mais experiente, já se deparou com diversas referências ao touro e ao urso no mercado financeiro, como as “mercado em urso” e  “os touros estão felizes”.

As explicações são diversas e não há qualquer consenso. No entanto, há uma versão mais aceita, defendida por Richard S. Tedlow, um especialista em mercado financeiro, que sugere uma comparação com o comportamento desses animais.

Conforme essa hipótese, nas rinhas que aconteciam nos EUA entre o século 18 e 19, o touro demonstrava um padrão de ataque que tinha no impulso seu fator diferencial. 

Sua estratégia era atacar suas vítimas com o impulso de seu chifre, jogando-a para o alto. Assim, o touro passou a simbolizar movimentos de alta.

Por outro lado, o urso se diferenciava por sua forte patada vinda de cima para baixo que derrubava os outros animais. Assim, o urso passou a simbolizar movimentos de baixa que prejudicam os investidores.

Contudo, há outras teorias, mais históricas, que afirmam que a origem da associação entre o urso e o mercado é anterior às rinhas estadunidenses, 

De acordo com esses historiadores, já no começo de 1700 alguns operadores da bolsa de Londres eram chamados de “vendedores de pele de urso”, uma forma de designar investidores que apostavam na queda do ativo.

Como funciona Bullish  

Um Bullish acontece quando temos um momento muito positivo e otimista com relação ao mercado, indicando uma tendência de alta, seja valorizando um único ativo ou a bolsa em geral.

Em termos práticos, é considerado Bullish um ciclo, curto ou longo, que se destaca por valorização de, no mínimo, 20% nos principais índices de mercado ou em algum ativo.

Com o humor do mercado mais positivo, a tendência é que esse ciclo vá se alimentado, com as ações subindo e os rendimentos acima do esperado.

As causas de um Bullish são difíceis de serem fielmente apontadas, no entanto, em geral, o início de um período Bullish está diretamente relacionado ao sentimento otimista dos investidores com o futuro do mercado.

Isso porque o mercado de ações está, muitas das vezes, mais relacionado com o que vai acontecer no futuro do que a situação presente. 

Portanto, se um governo anuncia um pacote de medidas econômicas que são identificadas como positivas, o sentimento de otimismo irá se alastrar pelo mercado financeiro todo.

Em razão disso, muitos fatores macroestruturais podem se relacionar com um Bullish, como aumento do PIB, queda da taxa de desemprego, inflação baixa, superávit primário e outros.

Como identificar Bullish  

Identificar o início de um Bullish pode ser um diferencial na carteira de qualquer investidor interessado em bons dividendos.

Ainda que essa seja uma tarefa difícil, alguns estudiosos e analistas do mercado acreditam que um Bullish tem três fases principais:

  • Acumulação - após uma fase de pessimismo e preços baixos, players do mercado passam a aproveitar as oportunidades e o mercado começa a se aquecer
  • Participação Pública - com os preços subindo, o pessimismo dá lugar ao otimismo oriundo da melhoria nos índices econômicos e os investidores retomam as negociações, acelerando a valorização
  • Excedente - o mercado já está em alta e os investidores do início do Bullish passam a reduzir suas posições, o que indica um estágio próximo ao pico do Bullish

Portanto, a previsão de uma das duas primeiras fases poderá impactar positivamente seu rendimento. Contudo, para melhor identificá-las, será preciso utilizar os conhecimentos das análises técnica e fundamentalista.