O que é Budget

Budget é um termo do inglês que significa orçamento. Em empresas, diz respeito ao planejamento financeiro, previsão de vendas, perspectiva de mercado, estimativa de receitas, despesas e investimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Se bem estruturado, ajuda os gestores a alocar melhor os recursos, fazer previsões mais precisas  e permite redução estratégica de gastos.

Geralmente, são feitos orçamentos anuais, com revisões trimestrais ou mensais, chamadas de forecast.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Para que serve budget

A primeira função do Budget é permitir que os gestores tenham visibilidade da saúde financeira da empresa e possam planejar os próximos passos, mapeando os principais problemas e pontos de ação.

Contudo, o Budget ainda é um documento que pode ser pedido por bancos e fundos de investimento para a avaliação da empresa, em caso de demandas por empréstimos ou investimentos.

Empresas com budgets bem planejados, baseados em parâmetros ancorados na realidade, tendem a ser mais interessantes aos olhos dos investidores e garante que a empresa consiga empréstimos com menores taxas de juros.

Como fazer budget

Todas as empresas precisam de um bom planejamento para operar com lucros. Mesmo a menor das empresas precisa de um bom controle do budget

Para realizar um bom orçamento, o primeiro passo é fazer um diagnóstico preciso da empresa e coletar informações relevantes sobre o desempenho financeiro do negócio. Alguns fatores chaves são:

  • Volume médio de vendas e receitas
  • Lucratividade média
  • Capital de giro
  • Sazonalidade de vendas
  • Tributação

Além disso, é importante coletar informações com funcionários de diversas áreas da empresa. Aqueles que estão diante das rotinas diárias geralmente são capazes de mapear pontos fracos e fortes dos processos.

Depois, é importante definir metas e objetivos e buscar estratégias para atingi-las. É muito importante que as expectativas estejam embasadas em fatos concretos e dados de qualidade.

Por isso, também é muito importante que os custos fixos e variáveis da empresa estejam bem mapeados, bem como os impostos e despesas financeiras, como pagamento de juros.

Finalmente, é fundamental que o budget seja acompanhado ao longo do ano: Saber se as metas serão alcançadas e verificar se os custos e receitas reais estão de acordo com aquilo que foi planejado. 

Budget no mercado financeiro

Todas as empresas fazem budgets, principalmente aquelas listadas na bolsa, precisam ter esse tipo de documento para estarem de acordo com as regras de compliance.

Além disso, seria impossível gerir uma empresa sem saber o que está previsto para o ano que segue. 

Os gestores precisam verificar se as previsão está de acordo com a estratégia da empresa e com aquilo acordado entre os acionistas.

Se o que for apresentado não estiver de acordo, é possível alterar o budget e nortear pontos de ação para trazer à empresa de volta aos eixos.

As informações contidas no budget são extremamente estratégicas. O vazamento desses dados pode trazer mudanças no mercado e no preço de suas ações.

Por exemplo, considere uma companhia com ações na bolsa de valores que realiza um Budget. Ela prevê que fará um investimento bilionário, que permitirá que a empresa ofereça produtos com uma tecnologia jamais vista antes.

Dois fenômenos seriam possíveis: por um lado, as ações poderiam se valorizar devido às expectativas em relação à nova tecnologia e ao volume de investimentos.

Por outro lado, o vazamento de informações pode ter um impacto negativo na reputação da empresa. Os investidores poderiam passar a considerar que ela não valoriza a segurança de informação dela e dos clientes.

Poderiam ainda considerar possibilidades de fraudes, o que poderia reduzir as expectativas do mercado em relação a ela, e consequentemente, o valor de suas ações.

Em um mundo cada vez mais digitalizado, é importante que as empresas tenham ciência  do valor que os dados possuem, especialmente dados estratégicos como o budget.