A enorme popularidade do gerente de fundos de hedge bilionário Ray Dalio na China não apenas atraiu investidores locais para seus fundos, mas também gerou imitadores locais de sua estratégia e marca "All Weather".

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Agora, a gigante de fundos de hedge, Bridgewater Associates, está reagindo, informou a Reuters.

Nos últimos meses, a Bridgewater registrou na China várias marcas "All Weather" em inglês e chinês, um esforço para combater a "confusão" criada por imitadores locais, disse Joanna Alpert, gerente de portfólio da Bridgewater China.

"Continuaremos a fazer valer nossos direitos e proteger nossa propriedade intelectual", disse Alpert, também sócia da Bridgewater, à Reuters. "É um desafio lá fora."

A Bridgewater, maior empresa de fundos de hedge do mundo, com US$ 150 bilhões em ativos, ultrapassou a Winton e o Man Group no ano passado para se tornar a casa de fundos de hedge estrangeiros nº 1 na segunda maior economia do mundo.

Sua estratégia "All Weather", uma abordagem de investimento em vários ativos estruturada para ser indiferente às mudanças nas condições econômicas, fez sucesso na China.

Especialmente por eventos imprevisíveis de "cisne negro", incluindo a repressão tecnológica de Pequim, a guerra Rússia-Ucrânia e os bloqueios do COVID mercados agitados. 

A Bridgewater lançou seu primeiro fundo onshore na China em 2018 e, desde então, dois outros fundos foram estabelecidos.

A versão chinesa do livro de Dalio, "Princípios: Vida e Trabalho", foi um best-seller quando estreou em 2018. 

Desde então, os produtos de fundos de hedge chineses com "All Weather" em seus nomes cresceram rapidamente, com mais de 100 desses produtos registrados com Associação de fundos da China só no ano passado.

Shang-Jin Wei, professor de Negócios Chineses na Columbia Business School, disse que o uso generalizado de produtos "All Weather" corre o risco de prejudicar a marca da Bridgewater se o dinheiro for perdido ou os retornos de imitadores forem baixos.

Embora as marcas registradas ajudem a impedir que outros criem novos produtos com All Weather em seus nomes, elas não garantem vitórias legais contra produtos existentes com uso prévio, de acordo com Jieyuan Cai, advogado de propriedade intelectual da YuandaWinston.

E registrar a marca All Weather não impedirá que os gestores de ativos chineses criem produtos com a mesma estratégia de diversificação de ativos, disse Liu Wencai, fundador da consultoria de gestão de risco D-Union.

Lançada em 1996, a estratégia All Weather combina diferentes ativos, de ações a títulos e commodities para ser indiferente às condições econômicas e proporcionar retornos estáveis. 

A proporção de ativos, suas especificidades e como isso afeta a alavancagem são mantidos como o molho secreto da Bridgewater.

Fonte: Reuters

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.