O grupo de países conhecido como BRICS está avançando com seu plano de criar uma nova moeda internacional como alternativa ao dólar.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

De acordo com o portal russo RT News, o governo russo confirmou que o BRICS, liderado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, planeja introduzir uma nova moeda comercial lastreada em ouro. 

Espera-se que o anúncio oficial seja feito durante a 15ª cúpula do BRICS,  em agosto, na África do Sul.

"Os BRICS estão se preparando para introduzir uma nova moeda lastreada em ouro, em oposição ao dólar americano lastreado em crédito, com a decisão sendo tomada um mês antes da cúpula do bloco em Joanesburgo. A decisão será tomada um mês antes da cúpula do bloco em Joanesburgo. Com essa iniciativa crescente, mais e mais países estão fazendo fila para se juntar ao grupo", tuitou o RT.

No início deste mês a embaixada russa no Quênia enviou um tuíte exaltando os méritos dessa iniciativa.

"Os países do BRICS estão planejando introduzir uma nova moeda, que será lastreada em ouro. Mais e mais países expressaram recentemente interesse em se juntar ao BRICS."

No início de julho, o diretor financeiro do novo banco de desenvolvimento do BRICS, Leslie Maasdorp, foi citado como tendo dito que a coalizão econômica tinha ambições de "médio a longo prazo" para criar uma nova moeda global e desafiar a supremacia do dólar americano.

No entanto, na ocasião, Maasdorp afirmou que os BRICS ainda não estavam preparados para criar uma moeda concorrente ao dólar americano.

Recentemente, uma autoridade sênior russa mencionou que aproximadamente 20 países estavam interessados em se unir ao BRICS.

Desde meados de 2022, os bancos centrais de diversos países têm aumentado suas compras de ouro em uma taxa histórica, como parte de uma estratégia para diversificar suas reservas em relação ao dólar americano.

Para muitos analistas, uma moeda lastreada em ouro é a próxima evolução desse processo. 

A perspectiva de uma moeda do BRICS lastreada em ouro dará um apoio significativo ao ouro, mas alguns analistas acreditam que levará algum tempo até que o impacto seja sentido no mercado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.