O que é BRDE

BRDE é a sigla para Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. É um banco de desenvolvimento criado de forma conjunta pelos estados da Região Sul  Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O principal objetivo do banco é fomentar e acompanhar o desenvolvimento de projetos para aumentar a competitividade de empreendimentos dos três estados membros.

É uma instituição financeira pública de fomento, controlada pelos três estados do Sul e que conta com autonomia financeira e administrativa.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

História do BRDE

O BRDE foi fundado em 15 de junho de 1961 pelos governadores Leonel Brizola, do Rio Grande do Sul, Celso Ramos de Santa Catarina e Ney Braga do Paraná.

O BRDE buscava contrabalançar a concentração de recursos e investimentos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, especialmente depois do Plano de Metas do então presidente Juscelino Kubitschek.

Durante o Plano de Metas, JK focou nos investimentos no que hoje chamamos de Região Sudeste. Na época, a divisão do IBGE  incluía o estado de São Paulo na Região Sul.

Por isso, optou-se pela expressão "Extremo Sul" na denominação da nova instituição: a fim de reforçar que se tratava dos três estados que hoje conhecemos como pertencentes à região Sul, e não a São Paulo. 

Como funciona o BRDE

A instituição pública é referência em garantir financiamentos de longo prazo para investimentos produtivos de agentes da região sul. Atua financiando desde grandes projetos até aquisição de máquinas e equipamentos. 

O BRDE atua como repassador de recursos de diversos órgãos do Governo Federal, como por exemplo:

  • BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)
  • FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)
  • FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos)
  • FCO  (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste)

Por se tratar de um banco público, muitas vezes trabalha com taxas de juros abaixo daquelas cobradas pelo Mercado de Capitais

Uma vez que o banco tenha garantido recursos, tem como objetivo repassar para execução de projetos de investimento de diversos setores.

Como obter financiamento do BRDE

Pessoas físicas, municípios e pessoas jurídicas (pequenas, médias e grandes empresas) que exerçam atividade econômica na Região Sul do Brasil ou no Estado do Mato Grosso do Sul podem solicitar um financiamento. 

Para obter o financiamento, é preciso que o projeto a ser financiado se enquadre em uma dessas categorias

  •  Aquisição de Máquinas e Equipamentos;
  •  Inovação;
  •  Energia Renovável e Infraestrutura;
  •  Turismo;
  •  Projetos Sustentáveis;
  •  Capital de Giro, conforme disponibilidade do funding;
  •  Agronegócio;
  •  Armazenagem e Irrigação;
  •  Florestas e Sistemas Integrados de Produção;
  •  Gestão Pública e Infraestrutura Social;
  •  Logística Urbana e Saneamento;
  •  Cidades Inteligentes.

É válido destacar também que o banco não financia atividades relacionadas à comércio de armas, atividades bancárias, empreendimentos imobiliários, desapropriações e aquisição de animais de forma isolada. 

Uma vez que o projeto se enquadre nas categorias acima citadas, são necessários documentos cadastrais do solicitante e relacionados ao financiamento desejado. 

É preciso oferecer também uma garantia, que será definida pelo BRDE de acordo com o projeto. O banco exige garantias reais (móveis e outros bens), além de fiança dos sócios ou acionistas controladores do capital.

Localização do BRDE

A presença mais forte  do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul se dá, obviamente, na região Sul do país. 

A sede administrativa se encontra na cidade de Porto Alegre (RS), mas o banco possui também agências em Florianópolis (SC) e em Curitiba (PR). Além disso, possui também espaços de divulgação em 10 cidades da Região Sul.

Fora da região Sul, há um escritório de representação no Rio de Janeiro (RJ) e espaço de divulgação em Campo Grande (MS).