O Bradesco (BBDC4) fechou nesta quarta-feira acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para encerrar investigação sobre supostas práticas anticompetitivas contra o aplicativo de finanças pessoais GuiaBolso.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Pelo acordo, o banco vai pagar cerca de 23,8 milhões de reais e parar de dificultar acesso a dados pedidos por clientes para uso pelo GuiaBolso, cujos serviços concorrem com parte dos oferecidos por bancos.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Segundo o presidente do Cade, Alexandre Barreto, o acordo “gerará efeitos potencialmente benéficos e pró-competitivos no mercado de serviços financeiros” com “incremento da concorrências”, afirmou em despacho.

A investigação começou em julho de 2018, após uma secretaria (Seprac) do Ministério da Fazenda, hoje Ministério da Economia detectar que clientes do GuiaBolso tinham facilitado acesso a dados de suas contas em bancos, ao incluir suas senhas no aplicativo, enquanto no Bradesco exigia uma senha aleatória adicional para o acesso.

Segundo o presidente e fundador do GuiaBolso, Thiago Alvarez, essa dificuldade praticamente inviabiliza o uso do aplicativo por correntistas do Bradesco, público que o executivo estima em cerca de 1,5 milhão de pessoas. A base de clientes da fintech hoje é de 6 milhões de clientes.

Consultado, o Bradesco afirmou em nota que o acordo firmado com o Cade endereça preocupações com a segurança das informações de seus clientes, incluindo o consentimento para portabilidade dos dados e que isso “não representa nenhuma assunção de culpa em relação aos temas discutidos”.

Resultado do Bradesco no Segundo Trimestre de 2020

O resultado do Bradesco (BBDC4) no segundo trimestre de 2020 (2t20), divulgado no dia 30 de julho, apresentou um lucro líquido de R$ 3,9 bilhões, queda de 40,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O índice de basiléia do Banco Bradesco em março de 2020, totalizou 12,5%, apresentando elevação de 1,1 ponto percentual na comparação com dezembro de 2019.

As ações do Bradesco (BBDC4) acumulam alta de 1,29% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 29,56% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters.