O que é BPS - Basis Points 

BPS - Basis Points é uma unidade de medida utilizada principalmente no mercado financeiro e que serve para ajudar na interpretação de dados.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A utilização do BPS - Basis Points simplifica a vida da leitura de gráficos e percentuais tanto para investidores novatos quanto investidores experientes.

O consenso geral é de que o BPS - Basis Points é uma unidade de medida universal que ajuda na compreensão de qualquer indicador econômico e financeiro. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

BPS - Basis Points e o aumento percentual

O aumento percentual trata-se de uma indicação matemática em formato de porcentagem absoluta. 

Portanto, se o aumento percentual não for analisado com cuidado pode acabar confundindo o investidor, principalmente se ele não está acostumado com análise técnica

Veja um exemplo:

  • Proposição: se uma taxa selic no valor de 10% obteve um aumento percentual de 10%, isso significa que agora a taxa selic equivale a 11%; 
  • Explicação: 10% de 10% é um 1%, pois 10% em forma fracionária é a décima parte do todo, que é representado por 100%. Ou seja, 10/100;  
  • Conclusão: Se houve um acréscimo de 10% sobre 10%, matematicamente isso consiste em dividir 10 por 10 e somar o resultado ao primeiro 10. 10 +1 = 11.

Por outro lado, se o aumento da taxa selic tivesse sido descrito em BPS - Basis Points, bastaria dizer que houve um aumento de 100 BPS.

Esse aumento de 100 BPS explica-se no fato de que 100 BPS equivale a 10% em aumento percentual. E isso teria tornando a explicação muito menos convoluta.

Na prática, o BPS - Basis Points torna todos os percentuais em uma simples conta de adição e subtração de pontos. Veja a tabela de conversão a seguir para entender melhor.

Tabela de conversão de BPS

BPS - Basis PointsValor em porcentagem
10,01%
10 0,1%
100 1%
100010%
10000100%

Aplicação do BPS - Basis Points

O BPS - Basis Points pode ser aplicado para compreender de forma uniformizada a leitura de qualquer dado, principalmente quando estes estão em formato percentual, como visto.

Ou seja, a melhor utilização do BPS - Basis Points é quando existe a necessidade de entender o aumento percentual de ativos, indicadores ou gráficos.

De modo geral, sua aplicação é bastante comum quando se quer calcular de forma detalhada:

  • Mudanças nas taxas de juros;
  • Comparar diferentes taxas de juros;
  • Medir o risco sobre as taxas, índices de ações e o rendimento de títulos;
  • Comparar dois períodos de valorização.

Por outro lado, o BPS - Basis Points possui também a capacidade de acabar com a possível ambiguidade na leitura de dados.

Ambiguidade na leitura de dados

Se pegarmos aquele exemplo da taxa selic de 10% que teve um incremento de 10% no seu valor, poderíamos dizer que na realidade a taxa pulou de 10% para 20%.

Essa interpretação é possível e até comum por investidores menos experientes, pois o problema aqui é de linguagem e interpretação de texto

Porque quando não se conhece o contexto daquilo que está sendo discutido, o foco acaba sendo o significado das palavras, o que abre margem para erros.

A importância do BPS - Basis Points

O BPS - Basis Points é muito útil para ajudar o investidor iniciante a compreender melhor a relação de valorização e desvalorização de ativos e índices.

Para investidores mais experientes, usar essa unidade de medida simplifica as suas análises as tornando mais rápidas, precisas e escaláveis.

Já os veículos de imprensa, ao informarem alguma notícia relacionada ao mundo das finanças e economia, podem encontrar no BPS - Basis Points uma forma mais acessível de comunicação.

Afinal de contas, não são todos os espectadores ou investidores que conhecem o glossário financeiro ou do mundo da economia.