
Do céu ao inferno: essa está sendo a experiência de quem investiu nas ações dos bancos digitais.
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Existiam projeções de crescimento exponencial para o segmento, mas que não se materializaram.
Os motivos foram diversos, inclusive, projeções otimistas demais em um momento de euforia.
Veja o panorama dos 3 principais bancos digitais do Brasil:
O Banco Inter (BIDI11) e o Nubank (NUBR33) apresentaram desvalorização superior a 60% apenas em 2022.
Não me surpreendi, sinceramente, pois estavam muito mal precificados.
No preço estava embutido um crescimento “eterno” e convenhamos, uma árvore não cresce até o céu.
Além disso, algumas dessas empresas estavam apresentando prejuízos relevantes nos últimos 12 meses.
Porém, se você observar bem a tabela, existe uma exceção entre eles: Banco Pan (BPAN4).
Um banco tradicional que migrou para o digital de forma muito eficiente e que é o único que realmente entrega resultado.
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Isso inclusive justifica a ação ter apresentado uma queda inferior às demais ações.
O Banco Pan é uma plataforma completa de soluções financeiras com foco na classe C, D e E.
Os resultados do primeiro trimestre de 2022, vieram levemente abaixo dos anteriores, mas seguindo a direção do crescimento.
A carteira de crédito somou R$ 36,2 bilhões, 20% superior ao mesmo período do ano anterior.
O total de clientes no período alcançou R$ 19,4 milhões, número 94% maior que o do mesmo período do ano anterior.
O Lucro líquido do Banco Pan atingiu R$ 195 milhões, registrando um crescimento de 3% em relação ao primeiro trimestre de 2021.
O retorno anualizado sobre patrimônio líquido (ROE) médio foi de 13,3% no 1T22 (excluindo os efeitos de incorporação da Mosaico) se mantendo no patamar do 4T21.
A operação segue crescendo e de forma saudável, sem precisar “vender” futuros lucros para os acionistas, a entrega de resultado já vem acontecendo.
O segmento da empresa ainda foi bem prejudicado pela aceleração da inflação, redução da renda das famílias brasileiras e aumento da incerteza com o cenário macroeconômico.
Mesmo assim, no final de 2021, as métricas de crédito foram ajustadas, controlando a emissão de novos cartões e reduzindo marginalmente o financiamento de veículos.
Ao mesmo tempo, houve a aceleração da concessão de FGTS.
A companhia conseguiu crescer mesmo diante de um cenário macro extremamente desafiador.
O Banco Pan segue com processos para a ampliação do ecossistema de produtos e canais, onde até mesmo através do Whatsapp, os clientes conseguem a liberação de crédito.
Em março, foi concluída a aquisição da Mosaico, a fim de criar um ecossistema completo e oferecer aos clientes soluções de consumo atreladas a soluções financeiras, facilitando a jornada de compra.
O principal objetivo é explorar o fluxo de clientes, e os resultados já começam a ser percebidos.
Desde novembro de 2021, foram recebidos mais de R$ 1,1 milhão de solicitações do cartão Buscapé.
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Com a integração do cashback nas ofertas da Mosaico a tendência do GMV foi revertida, com um take rate crescente.
Além disso, a empresa fez a aquisição da Mobiauto, a maior plataforma digital independente para comercialização de veículos do Brasil.
O Banco Pan vai além de promessas, ele entrega resultado.
Não à toa é minha opção favorita do setor de bancos digitais.
Combina bons fundamentos e bom preço.

A linha azul é o índice Preço/Lucro do banco e que hoje é negociado nas bandas mínimas históricas dos últimos 3 anos.
Tenho convicção que quando as variáveis da macroeconomia melhorarem, o Banco Pan irá destravar muito valor.
Entretanto, nosso cenário macro pode demorar a melhorar. Você tem paciência?
Se tiver, a ação BPAN4 pode ser uma excelente pedida.
Ela é uma das recomendações que mais gostamos no Canal Joias da Bolsa.