O que é Bovespa Mais

Bovespa Mais é um segmento de listagem de companhias na bolsa de valores brasileira.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Reúne pequenas e médias empresas que buscam inserção no mercado de capitais e têm uma projeção de crescimento razoável a médio e longo prazo, servindo como uma vitrine inicial para investidores.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Segmentos de listagem 

Antes de explicar mais sobre o Bovespa Mais, é importante descrever o que são os segmentos de listagem da B3.

Tratam-se de 5 categorias que dividem as empresas listadas na bolsa de acordo com suas práticas contábeis e de auditoria, abertura de informações, tipos de ações ofertadas, regras estatutárias, etc. São elas:

  • Bovespa Mais
  • Bovespa Mais Nível 2
  • Nível 1
  • Nível 2
  • Novo Mercado

As empresas que integram esses segmentos aderiram voluntariamente à classificação, que indica as práticas diferenciadas de governança corporativa adotadas por cada uma delas.

Além destes, há também o segmento Básico, destinado às empresas que seguem todas as regras de governança obrigatórias, mas que não seguem nenhuma regulação diferenciada, ou optaram por não serem listadas em nenhum dos segmentos.

Eles servem para garantir uma melhor comunicação entre investidores e gestores corporativos, garantindo que os acionistas certos se conectem com as empresas que correspondem às suas expectativas de investimento.

Características do Bovespa Mais

Entre as principais características das empresas que integram o segmento Bovespa Mais, podemos citar:

  • Capital social composto apenas por ações ordinárias
  • Direito de Tag Along assegurado
  • Divulgação da política de negociação de valores mobiliários
  • Adesão à Câmara de Arbitragem do Mercado
  • Free Float em no máximo 7 anos (25% das ações em livre circulação no mercado de ações)
  • Ausência de regras específicas quanto à vedação de acumulação de cargos ou às obrigações do Conselho de Administração

Este segmento dedica-se a empresas que buscam uma inserção gradual no mercado de capitais.

Sua listagem aqui garante aos investidores que haja expectativa de uma acentuada expansão dos negócios, geralmente focada em investimentos de médio e longo prazo.

Embora destinado a captações menores do que segmentos como o Novo Mercado, os financiamentos desta listagem orientam-se para o desenvolvimento de negócios com grande potencial de expansão.

Ao ingressarem no Bovespa Mais, as empresas comprometem-se com elevados padrões de governança corporativa e com a busca de aumento de liquidez de suas ações.

A listagem nesse segmento pode ocorrer antes da oferta de ações, devendo o IPO ser efetuado até 7 anos após o ingresso da companhia.

Entre as principais empresas listadas neste segmento da bolsa de valores brasileira, podemos citar a BBM Logística e a BRQ Soluções em Informática

Vantagens do Bovespa Mais

Para o investidor, a presença de uma empresa neste segmento garante que uma série de requerimentos de governança serão seguidos.

Além disso, há uma maior transparência quanto às expectativas e planos de negócios da empresa, deixando claro para os investidores que tipo de ganhos podem ser esperados.

No caso, os investidores podem ter certeza que estarão investindo em uma empresa com planos sólidos de expansão e o compromisso de garantia da liquidez de seus papéis.

Do ponto de vista das empresas, a listagem nesse segmento oferece uma porta de entrada gradual ao mercado de capitais, permitindo uma análise dos riscos e benefícios já de dentro da bolsa de valores.

A B3 oferece apoio jurídico e financeiro neste processo, proporcionando um processo mais adequado às expectativas da companhia e sujeito a menos riscos do que uma oferta pública de ações repentina.

Desvantagens do Bovespa Mais

No entanto, o perfil mais ligado a empresas menores ou recém ingressas no mercado de capitais deixa claro que o investimento nessas companhias provavelmente não renderá grandes ganhos imediatos para os acionistas.

Caso a empresa desista de seus planos iniciais, a saída do segmento Bovespa Mais implica na oferta pública de recompra de todas as ações por parte da companhia, garantindo maior confiabilidade aos investidores.