O que é Bovespa Fix

Bovespa Fix é um mercado especializado na venda e na compra de títulos de dívida de empresas privadas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A criação do Bovespa Fix aconteceu em 2001 com parceria da CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia). E apesar de um começo lento, hoje esse mercado movimenta bilhões.

O Bovespa Fix funciona de forma análoga ao tesouro direto do governo, que por sua vez é usado para negociar títulos da dívida pública.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Função da Bovespa Fix

O Bovespa Fix possui várias funções diretas e indiretas, tanto relacionadas ao investidor quanto a empresa emissora dos títulos expostas a esse mercado.

Para o investidor esse mercado é uma excelente alternativa para a diversificação da sua carteira de investimento, podendo investir em produtos com diferentes rentabilidades.

Isso sem contar que por meio das dívidas emitidas pelas empresas, é possível obter mais informações sobre estas e seus papéis, ajudando o investidor em uma melhor tomada de decisão.

Por outro lado, com a emissão de suas dívidas as empresas conseguem uma forma mais rápida e mais garantida de financiarem a si mesmas.

Buscar o dinheiro diretamente de investidores dispostos a assumirem essas dívidas em troca de juros futuros é mais vantajoso que um empréstimo bancário.

O Bovespa Fix, então, pode ser considerado uma ferramenta tanto de investimento, quanto de apoio às empresas, que encontram uma forma mais rápida de se financiarem.

Títulos negociados na Bovespa Fix 

O Bovespa Fix negocia muitos títulos diferentes em seu mercado. E cada um deles possui suas próprias características. Veja alguns deles.

CRA (certificado de recebíveis do agronegócio);

O CRA é um título emitido por securitizadoras e, como o nome implica, está relacionado ao financiamento das atividades do Agronegócio.

Isso significa que o dinheiro de um CRA é na maioria das vezes utilizado para aquisição de máquinas agrícolas ou para a construção de granjas por um empresário do agronegócio.

CRI (certificado de recebíveis imobiliários);

O CRI tem a finalidade de financiar transações imobiliárias. Estes títulos também só podem ser emitidos por meio de uma securitizadora.

O os valores desse título, por sua vez, são lastreados em:

  • Financiamentos residenciais;
  • Financiamentos comerciais;
  • Financiamento de construções;
  • Contratos de aluguel.

Debêntures;

O debênture é o ativo com o maior volume de negociações, e provavelmente também o produto mais conhecido da Bovespa Fix.

Esse título é literalmente uma emissão de dívida que empresas privadas lançam no mercado e cujo objetivo é financiar a expansão dos seus negócios.

O fato é que arrecadar recursos financeiros por meio de uma debênture para construir uma fábrica ou uma nova filial é muitas vezes mais vantajoso que um empréstimo bancário.

FIDc (fundos de investimento em direitos creditórios);

Se uma empresa possui muitas parcelas a receber de seus clientes, mas ela precisa adiantar esse recebimento para ter mais liquidação, ela pode emitir um FIDc.

Os fundos creditórios são uma forma das empresas venderem seus recebíveis a crédito para compradores à vista com alguma porcentagem de desconto.

Letras de crédito financeiras;

Existem dois tipos de letras de crédito financeiro, o LCI e o LCA. Ambos possuem uma destinação diferente, mas a finalidade é a mesma.

  • LCI: significa Letra de Crédito Imobiliário, e sua finalidade é financiar o setor imobiliário em suas diferentes necessidades, seja para construir, comprar ou reformar; 
  • LCA: significa Letra de Crédito do Agronegócio e sua função é financiar as atividades do setor agrícola, mais ou menos como o CRA faz. 

Letras de crédito podem ser emitidas por qualquer banco comercial, múltiplo, privado ou público, o que torna a sua comercialização mais acessível.

Benefícios do Bovespa Fix

O principal benefício que o Ibovespa Fix pode trazer ao investidor, é um melhor rendimento dentro da renda fixa, principalmente quando vemos a taxa de juros baixa.

E o Ibovespa Fix possui muitas opções, não tanto quanto a renda variável, mas o suficiente para satisfazer os investidores. Um exemplo é o commercial paper (nota promissória).

De qualquer forma, para o investidor é sempre benéfico ter outras modalidades de investimento para conseguir fortalecer a sua carteira de investimentos.